sexta-feira, 05 setembro 2025
enfrdeitptes

C CULTURA

Ministro israelita ameaça prender jornalistas que filmem zonas atingidas

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O ministro da Segurança de Israel, Itamar Ben Gvir, acusou na segunda-feira a imprensa internacional de "pôr vidas israelitas em perigo" com a cobertura dos ataques iranianos e ameaçou prender quem recolha imagens em zonas atingidas.

Numa visita à cidade de Petah Tikva, atingida por mísseis disparados pelo Irão, o ministro de extrema-direita ameaçou os "meios de comunicação estrangeiros" que "favorecem expressões de apoio aos ataques iranianos", em declarações recolhidas pelo jornal Times of Israel.

Indicou que a polícia "vai perseguir" quem esteja a gravar nos lugares onde tenha havido ataques, uma vez que permitem aos iranianos "dirigir melhor os seus ataques".

"Mostrar onde caíram os mísseis em território israelita é um perigo para a nossa segurança e espero que os que transmitam desses locais sejam tratados como ameaças à segurança", disse Ben Gvir, acrescentando que já falou com as forças policiais e com os serviços de inteligência israelitas (Shin Bet).

Indicou que os jornalistas que estiveram em locais atingidos "não são da Al-Jazeera [Qatar] ou da Al-Mayadeen [Líbano], mas de canais de televisão estrangeiros, que não têm qualquer proibição de atuação, a não ser que violem as regras ou a censura".

Ambas as cadeias noticiosas árabes estão proibidas em Israel desde os ataques do movimento islamita palestiniano Hamas, decisão que o Governo israelita alega por razões de segurança.

 A Semana com Lusa

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Miranda
2 days 1 hour

Enquanto se luta com problemas gravissimos para a sobrevivência, catástrofes. Transportes , miséria etc, ainda se pensa ...

Pascal
2 days 6 hours

Dasselbe hier auf Fogo. Die airline informiert seine Kunden nicht, wie das weitere Vorgehen ist. Wir erhalten keinerlei Infor ...

regina Silva
2 days 12 hours

Primeiro Minstro esta em Sao Vicente, para dar licoes e calar bocas as pessoas, oh que eh? Enquanto devia apresentar medidas ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos