domingo, 14 setembro 2025

C CULTURA

China critica inclusão de empresas chinesas em lista negra por apoio à Rússia

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
A China criticou hoje a inclusão pelo Conselho Europeu de entidades chinesas na lista de empresas que considera estarem a apoiar o complexo militar-industrial da Rússia, na sua guerra de agressão contra a Ucrânia.

"Acooperação entre a China e a Rússia, que se baseia na igualdade e no benefício mútuo, não deve ser perturbada por terceiros. Apelamos ao fim dos ataques à China sem qualquer fundamento", reagiu o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês, Lin Jian, em conferência de imprensa.

O porta-voz reiterou que o seu país nunca forneceu armas à Rússia e que mantém um "controlo rigoroso" sobre os artigos civis e militares de dupla utilização, incluindo os veículos aéreos não tripulados ("drones").

 

Defendeu ainda que "a China vai tomar medidas contra qualquer pessoa que imponha sanções unilaterais" contra as suas empresas, visando proteger os seus direitos.

Outros governos, como o britânico e o canadiano, também impuseram sanções nos últimos dias contra fornecedores de Moscovo em países terceiros, como a Turquia, a Índia e a China.

 

"A China está empenhada no desenvolvimento pacífico, na salvaguarda da paz e em promover estabilidade e certeza no mundo", acrescentou Lin, que destacou a conversa por telefone entre o Presidente chinês, Xi Jinping, e o seu homólogo russo, Vladimir Putin, na segunda-feira.

Xi sublinhou então que as relações entre a China e a Rússia "não são dirigidas contra terceiros nem serão influenciadas por ninguém" e previu que os laços continuarão a desenvolver-se suavemente e "ajudarão o desenvolvimento de ambos os países, injetando estabilidade e energia positiva nas relações internacionais".

Pequim opôs-se às sanções unilaterais contra Moscovo e apelou a uma solução política para a guerra na Ucrânia. O Ocidente acusou a China de apoiar a campanha militar da Rússia, ao fornecer ao país vizinho componentes essenciais para a produção de armamento.

A Semana com Lusa

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Terra
1 day 12 hours

Dja manshe oi nhas povo Cabo Verde e mesmo complicado nao que fazer com isso sr, Sofre calado, Oprezidente que nos temos nao ...

Terra
1 day 12 hours

Hahah Ropa sujo ta labado dento casa? promero urgente e politicos dentro de stado ki fazę kel ki nhos cre Hahah? Coitado ten ...

Terra
3 days 3 hours

Em nome de Deus nho djudano compo nó terra para todos nos segundo eo nosso desejo pa trano des pecado dos políticos que es ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos