sábado, 13 setembro 2025

Dia do nascimento de Amilcar Cabral: Líder do PAICV enaltece trabalho da ACOLP e da Fundação Amílcar Cabral na preservação da memória colectiva

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O presidente do PAICV, Francisco Trabalho, enalteceu hoje,12 de setembro data do nascimento de Amilcar Cabral,  o trabalho da Associação dos Combatentes da Liberdade da Pátria (ACOLP) e da Fundação Amílcar Cabral (FAC) na preservação da memória e transmissão da história nacional para as futuras gerações.

 

Para Francisco Carvalho é importante valorizar e demonstrar estima e consideração por estes trabalhos de preservação da memória e de transmissão para gerações vindouras.

 

A fazer fé num despacho da Inforpress, as declarações foram feitas à imprensa no final de uma visita às duas instituições na cidade da Praia, na qual Francisco Carvalho foi acompanhado pela vice-presidente do partido, Joanilda Alves, e pelo secretário-geral, Vladmir Silves Ferreira.

O líder do PAICV justificou a visita, realizada na data simbólica do aniversário de Amílcar Cabral, como forma de demonstrar o reconhecimento do partido ao "trabalho de grande relevância" que as associações têm vindo a fazer na preservação da história e da identidade nacional.

Ou seja, sublinhar que é um trabalho de grande relevância. Temos todo um processo histórico de construção desta nação e deste país, onde há actores fundamentais que participaram e que foi indispensável no processo de construção de toda a nossa história e nossa identidade”, argumentou.

Para Francisco Carvalho é importante valorizar e demonstrar estima e consideração por estes trabalhos de preservação da memória e de transmissão para gerações vindouras.

O presidente do PAICV reconheceu, no entanto, que as instituições enfrentam desafios, nomeadamente a nível financeiro e humano, para transformar o seu acervo em conteúdos ‘online’ e publicações.

"Esta é a nossa obrigação ética e moral, é nossa obrigação contribuir para ultrapassar estas dificuldades para fazer com que toda esta memória fique disponível", afirmou, segundo ainda a Inforpress, sublinhando que a maioria dos cabo-verdianos reconhece e acompanha de forma positiva este trabalho.

Francisco Carvalho concluiu, reforçando que o PAICV tem este sentimento de regozijo que a grande maioria celebra, reconhece e participa neste processo de valorização da memória nacional.

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Terra
12 hours 7 minutes

Dja manshe oi nhas povo Cabo Verde e mesmo complicado nao que fazer com isso sr, Sofre calado, Oprezidente que nos temos nao ...

Terra
12 hours 12 minutes

Hahah Ropa sujo ta labado dento casa? promero urgente e politicos dentro de stado ki fazę kel ki nhos cre Hahah? Coitado ten ...

Terra
2 days 3 hours

Em nome de Deus nho djudano compo nó terra para todos nos segundo eo nosso desejo pa trano des pecado dos políticos que es ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos