quarta-feira, 03 setembro 2025

Suspeito de homicídio de director de ITAC em prisão preventiva na Holanda – Polícia Judiciária

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O suspeito pelo assassinato do director técnico da Inspeção Técnica Automóvel de Cabo Verde (ITAC), em Janeiro de 2024, no Mindelo, foi detido e se encontra em prisão preventiva, na Holanda, conforme informações da Polícia Judiciária (PJ).

 

A PJ esclarece que, nos termos do ordenamento penal cabo-verdiano, o suspeito está indiciado pela prática de cinco crimes, um de homicídio na forma consumada, três de homicídio na forma tentada e um de arma de fogo.

 

De acordo com nota da PJ enviada à Inforpress, a prisão aconteceu na sequência das investigações dirigidas pelo Ministério Público, através do Departamento Central de Acção Penal, e levadas a cabo pela Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal do Mindelo.

Segundo a mesma fonte, foi possível recolher indícios e identificar como suspeito um cidadão holandês, de origem cabo-verdiana, na altura residente na localidade de Monte Sossego, que havia deixado o território nacional de “forma irregular”.

No âmbito de diligências realizadas, prossegue a polícia científica, o Tribunal da Comarca de São Vicente emitiu um mandado de detenção internacional contra esse suspeito, que foi localizado e detido pela polícia holandesa na quarta-feira, 23.

O suspeito encontra-se neste momento em prisão preventiva, aguardando, na qualidade de cidadão holandês, o decorrer do processo criminal, com vista ao julgamento na Holanda.

A PJ esclarece que, nos termos do ordenamento penal cabo-verdiano, o suspeito está indiciado pela prática de cinco crimes, um de homicídio na forma consumada, três de homicídio na forma tentada e um de arma de fogo.

Isto porque, prossegue a Inforpress, o inspector Ismael Neves foi assassinado a tiro, na zona de Chã de Cemitério, a 07 de Janeiro de 2024 e no mesmo acto também foram feridas mais duas pessoas, o seu primo Hélder Gomes, também conhecido por Cabeça, e a sua esposa.

O mesmo Cabeça que viria, 109 dias após o atentado, também a ser assassinato à porta da sua casa, quando deixava o seu carro, onde seguia com a sua esposa e seus dois filhos.

A Polícia Judiciária informou que as investigações prosseguem com o objectivo de apurar todos os contornos destes crimes que “abalaram profundamente” a sociedade mindelense.

 

 

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Miranda
4 hours 34 minutes

Enquanto se luta com problemas gravissimos para a sobrevivência, catástrofes. Transportes , miséria etc, ainda se pensa ...

Pascal
9 hours 14 minutes

Dasselbe hier auf Fogo. Die airline informiert seine Kunden nicht, wie das weitere Vorgehen ist. Wir erhalten keinerlei Infor ...

regina Silva
15 hours 58 minutes

Primeiro Minstro esta em Sao Vicente, para dar licoes e calar bocas as pessoas, oh que eh? Enquanto devia apresentar medidas ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos