Os municípios de São Filipe e de Palmela (Portugal) vão formalizar um acordo para a realização anual em São Filipe de uma festa dedicada ao queijo, ao vinho e ao pão, disse à Inforpress Nuías Silva.
O presidente da Câmara Municipal de São Filipe, que regressou quinta-feira, 11, à ilha depois de visitar o município português de Palmela, com o qual existe um acordo de geminação, disse que a deslocação marcou a primeira apresentação internacional de produtos de São Filipe durante o seu mandato e resultou em “avanços significativos” para a cooperação entre os dois municípios.
Nuías Silva e o vereador António Culá efectuaram uma visita de quatro dias a Palmela, onde participaram na 62.ª edição da Festa das Vindimas.
“Durante o evento, São Filipe exibiu alguns dos seus produtos mais emblemáticos, como vinho, queijo e requeijão, que foram muito bem-recebidos pelo público e criaram oportunidades valiosas de networking”, disse Nuías Silva.
Sublinhou que os produtos de São Filipe e da ilha tiveram “uma aceitação extraordinária".
Segundo o mesmo, já existe a ideia de formalização, após as eleições autárquicas em Palmela, para a realização anual em São Filipe de uma festa dedicada ao queijo, ao vinho e ao pão e que será uma forma de unir e valorizar os produtos dos dois municípios e promover o território de São Filipe e da própria ilha.
Além do impulso económico e cultural, a visita permitiu “rever e fortalecer” o protocolo de cooperação já existente entre os dois municípios e, segundo Nuías Silva, um dos resultados desse acordo são as lâmpadas led que estão a ser instaladas em São Filipe, todas doadas por Palmela.
“Cerca de 400 lâmpadas led já foram instaladas na cidade, e outras 200 estão destinadas ao projecto Beltches CultArte. Metade já se encontra no município de São Filipe e a outra metade aguarda despacho no Porto da Praia”, disse.
A cooperação, segundo a mesma fonte, estende-se também às áreas da educação e cultura.
Nestas áreas foi doado a São Filipe pelo município português um conjunto de materiais didácticos para a educação pré-escolar, e materiais para o artesanato local, incluindo barro para pintura e produção de lembranças, para impulsionar actividades no Centro Cultural Armand Montrond de São Filipe.
Esta visita reforça não apenas os laços históricos entre os dois municípios, mas também abre portas para novas iniciativas de promoção económica e cultural, beneficiando directamente os produtores e artesãos de São Filipe, segundo Nuías Silvas.
A Semana com Inforpress
Terms & Conditions
Report
My comments