quinta-feira, 31 julho 2025
enfrdeitptes

Kiev acusa Rússia de ter atacado país com 112 'drones' durante a noite

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

 A Força Aérea da Ucrânia disse hoje que as forças russas lançaram durante a noite um total de 112 ‘drones’ contra o território ucraniano tendo sido atingidas 11 instalações que não foram especificadas.

Os principais alvos do ataque foram as regiões ucranianas de Chernobyl (norte), Kharkov e Sumi (nordeste), Poltava (centro), Odessa (sul) e Donetsk (leste).

As defesas ucranianas conseguiram neutralizar 75 aparelhos aéreos não tripulados (‘drones’) Shahed (fabrico iraniano) em várias regiões do leste, sul e norte da Ucrânia, de acordo com o relatório da Força Aérea da Ucrânia.

A Rússia e a Ucrânia continuam a trocar ataques todas as noites.

Kiev apelou a um cessar-fogo imediato de pelo menos 30 dias, a fim de impulsionar as negociações para pôr termo à guerra.

Moscovo recusa-se a depor as armas. 

Entretanto, no final de novas conversações em Istambul, segunda-feira, russos e ucranianos concordaram em trocar todos os prisioneiros de guerra com menos de 25 anos ou gravemente feridos.

Estas conversações mediadas pela Turquia duraram apenas uma hora e decorreram no Palácio de Ciragan, em Istambul. 

A Ucrânia propôs uma nova reunião com a Rússia "entre 20 e 30 de junho", de acordo com o principal negociador ucraniano, o ministro da Defesa Rustem Umerov.

Na segunda-feira à noite, o Presidente turco Recep Tayyip Erdogan voltou a propor uma cimeira entre os presidentes russo, ucraniano e norte-americano, em Istambul ou em Ancara.

Esta segunda sessão de negociações diretas entre Kiev e Moscovo decorreu na sequência de um ataque sem precedentes de drones ucranianos contra aviões militares russos e da explosão de duas pontes na Rússia, que provocaram acidentes ferroviários, um dos quais provocou a morte a sete pessoas.

A Semana com Lusa

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Jorge Lopes
10 hours 54 minutes

Ah, o moralismo retroactivo do PAICV — sempre tão comovente quanto selectivo. O senhor Alexandre Fontes, fiel escriba do ...

jcf
11 hours 1 minute

Ahhhhh, que doce ironia. O Vaticano — essa mesma instituição que fechou os olhos durante genocídios, fez pacto com Muss ...

Terra
20 hours 8 minutes

Esto e uma grande reforço para o partido e um Homem serio e respeitado bem claro para os cabo-verdianos?

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos