O polo aglutinador desta plataorma será Umaro Sissoco Embaló, que a coligação pretende ajudar a se reeleger para um segundo mandato como Presidente da Guiné-Bissau e ainda cabeça-de-lista às eleições legislativas.
A Plataforma “No Cumpu Guiné”, terá como símbolos um guarda-chuva e a khala, um lenço utilizado por indivíduos islamizados e característico de apoiantes de Umaro Sissoco Embaló, como líder político.
A coligação dos 20 partidos é pré e pós-eleitoral. Na sua apresentação da coligação, a veterana Satu Camará afirmou que Sissoco Embaló será o candidato às presidenciais da coligação Plataforma Republicana e, ao mesmo tempo, cabeça-de-lista para as eleições legislativas.
Satu Camará afirma que nada poderá impedir que assim seja agora com Umaro Sissoco Embaló.
O general na reserva Afonso Té, líder do partido PRID, defende, por seu lado, que o acordo firmado no âmbito da Plataforma Republicana vai no sentido de gerar consenso nacional e promover transformações sociais, com base numa nova maioria política.
O Partido da Renovação Social, PRS, e o Movimento para a Alternância Democrática, Madem, são representados na Plataforma Republicana através de uma das alas de cada um dos partidos actualmente divididos em dois blocos diferentes.
A Semana com RFI
Terms & Conditions
Report
My comments