quarta-feira, 10 setembro 2025

EUA exige resposta de 36 países para evitar restrições de viagem dos seus cidadãos

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Um telegrama diplomático enviado no fim de semana pelo Departamento de Estado dá instruções às embaixadas e consulados dos 36 países para avaliarem a vontade dos seus anfitriões, até quarta-feira, de melhorarem a documentação de viagem dos seus cidadãos e tomarem medidas para resolver o problema do estatuto dos seus cidadãos que se encontram ilegalmente nos Estados Unidos.

O telegrama, que foi descrito à agência de notícias norte-americana Associated Press, pede aos países que tomem medidas para responder às preocupações dos EUA no prazo de 60 dias ou correm o risco de serem acrescentados à atual proibição de viajar, que inclui agora 12 nações.

Dos 36 novos países visados, 25 são em África.

Os 36 países identificados no novo telegrama incluem Angola, Antígua e Barbuda, Benim, Butão, Burkina Faso, Camboja, Camarões, Cabo Verde, República Democrática do Congo, Jibuti, Domínica, Etiópia, Egito, Gabão, Gâmbia, Gana, Costa do Marfim, Quirguizistão, Libéria, Malavi, Mauritânia, Níger, Nigéria, São Cristóvão e Neves, Santa Lúcia, São Tomé e Príncipe, Senegal, Sudão do Sul, Síria, Tanzânia, Tonga, Tuvalu, Uganda, Vanuatu, Zâmbia e Zimbabué.

Donald Trump tinha anunciado no início de junho a proibição de entrada de nacionais de 12 países, principalmente de África e Médio Oriente, casos de Afeganistão, Birmânia, Chade, Congo Brazzaville, Eritreia, Guiné Equatorial, Haiti, Iémen, Irão, Líbia, Somália e Sudão.

Nacionais de outros sete países - Burundi, Cuba, Laos, Serra Leoa, Togo, Turquemenistão e Venezuela - são afetados por restrições na concessão de vistos.

Trump justificou estas medidas, entradas em vigor em 09 de junho, com a necessidade de "proteger os EUA dos terroristas estrangeiros e de outras ameaças à segurança nacional".

A Semana com Lusa

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Semedo
1 day 7 hours

O sindicato grevista é extremista e quer resolver os assuntos à " "pancada" .o outro Sindicato é mais sensato Que culpa ...

Tera
3 days 12 hours

Leberdade e dereito de expresso Haha Haja consencia tudo isso e para benefícios proprio, Como saude e comprar casas na USA ...

mano
3 days 17 hours

Na uxem a propriedade privada para colar cartazes e escrever nas paredes...na faxas ixo

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos