quinta-feira, 11 setembro 2025

Legislação cabo-verdiana aponta nove espécies de tubarões em diferentes categorias de extinção

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Este facto consta do decreto-lei n.º 8/2022, de 06 de Abril, aprovado pelo Conselho de Ministros e publicado na I série do Boletim Oficial n.º 36, e que vem contradizer as declarações do ministro do Mar, Jorge Santos, que negou “a existência de espécies ou tubarões em risco de extinção nas águas de Cabo Verde ou no Atlântico".

De acordo com o quadro publicado na página 970 do diploma, os tubarões Carcharhinidae, da família Carcharhinus longimanus, o Sphyrnidae, da família Sphyrna mokarran, o Sphyrnidae, da família Sphyrna lewini e o Triakidae, da família Galeorhinus galeus, encontra-se na categoria de “Em Perigo Crítico”.

Na categoria vulnerável estão os tubarões Sphyrnidae, da família Sphyrna zygaena, Alopiidae, da família Alopias superciliosus, Lowe, Alopiidae, da família Alopias vulpinus, Lamnidae, da família Carcharodon carcharias (tubarão branco) e Lamnidae, da família Lamna nasus.

Além disso, na lista constam ainda cinco espécies de Myliobatidae, da família de raias a que pertence a jamanta e as raias-águia.

Quatro dessas espécies estão na categoria “Em Perigo”, das quais a conhecida por manta/jamanta, e apenas uma está na categoria vulnerável.

Rhincodontidae, conhecido vulgarmente por tubarão-baleia, está na lista como uma espécie “Em Perigo” e as espécies Pristidae, conhecidas vulgarmente por peixes serra, constam como uma espécie que está “Em Perigo Crítico”.

A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Semedo
2 days 7 hours

O sindicato grevista é extremista e quer resolver os assuntos à " "pancada" .o outro Sindicato é mais sensato Que culpa ...

Tera
4 days 12 hours

Leberdade e dereito de expresso Haha Haja consencia tudo isso e para benefícios proprio, Como saude e comprar casas na USA ...

mano
4 days 17 hours

Na uxem a propriedade privada para colar cartazes e escrever nas paredes...na faxas ixo

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos