quinta-feira, 11 setembro 2025

Presidência russa rejeita proposta de Kiev sobre troca de territórios

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
 

"Isso é impossível. A Rússia nunca discutiu e nunca vai discutir uma troca envolvendo territórios", declarou o porta-voz da presidência russa, Dmitri Peskov, acrescentando que as forças ucranianas que ocupam parte da região de Kursk vão ser aniquiladas ou expulsas.

Na terça-feira, o Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse que está disposto a trocar territórios com a Rússia no âmbito de eventuais negociações de paz sob a égide dos Estados Unidos, que viram a libertação de um cidadão norte-americano por Moscovo como um bom presságio.

Se o Presidente norte-americano Donald Trump conseguir levar a Ucrânia e a Rússia à mesa das negociações, "trocaremos um território por outro", disse Zelensky ao diário britânico Guardian.

O chefe de Estado ucraniano considera que a Europa, por si só, não pode garantir a segurança do seu país.

"As garantias de segurança sem a América (Estados Unidos) não são verdadeiras garantias de segurança", afirmou.

Zelensky deve encontrar-se com o vice-presidente dos Estados Unidos, J.D. Vance, na sexta-feira, durante a conferência de segurança de Munique, na Alemanha.

Na mesma reunião devem estar presentes o enviado especial dos Estados Unidos para a Ucrânia, Keith Kellogg, e o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio.

Donald Trump comprometeu-se a pôr rapidamente termo à guerra na Ucrânia, nomeadamente através da pressão sobre Kiev, que recebeu milhares de milhões de dólares de ajuda militar de Washington durante o mandato do democrata Joe Biden.

O Presidente dos Estados Unidos disse na terça-feira que esperava que a libertação pela Rússia de um norte-americano condenado a 14 anos de prisão por posse de droga marcasse o início de uma relação para acabar com a guerra na Ucrânia.

A Semana com Lusa

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Semedo
2 days 7 hours

O sindicato grevista é extremista e quer resolver os assuntos à " "pancada" .o outro Sindicato é mais sensato Que culpa ...

Tera
4 days 12 hours

Leberdade e dereito de expresso Haha Haja consencia tudo isso e para benefícios proprio, Como saude e comprar casas na USA ...

mano
4 days 17 hours

Na uxem a propriedade privada para colar cartazes e escrever nas paredes...na faxas ixo

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos