sexta-feira, 25 julho 2025

Mosteiros: Plano de actividades e orçamento para 2025 aprovados por consenso entre bancadas

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Pela primeira vez, o Movimento para a Democracia (MpD), partido da oposição, votou a favor dos documentos, marcando um “momento histórico de consenso político no município”.

Carlos Lopes, líder da bancada do MpD, destacou que o apoio ao plano de actividades e ao orçamento foi dado por estarem em conformidade com as directrizes de “boa gestão pública”, mas no entanto, a oposição votou contra a actualização do preço de venda de lotes de terreno na vila de Relvas, por considerar que o plano detalhado não foi devidamente socializado e aprovado, conforme exigido por lei.

“O que queremos e ambicionamos é que Mosteiros consiga sempre ganhar. Votamos a favor do plano e orçamento porque estão em conformidade com as directrizes nacionais e internacionais na questão da boa gestão pública”, disse Carlos Lopes.

O orçamento aprovado, no valor de mais de 400 mil contos, foi elogiado por seu realismo e foco em áreas prioritárias como a transição energética, inclusão social e produtiva, e desenvolvimento económico.

A redução em relação ao orçamento de 2023, que incluía 100 milhões de escudos para asfaltagem, foi justificada pelo presidente da câmara Fábio Vieira, que explicou que o governo central assumirá a responsabilidade pela asfaltagem das estradas nacionais.

O que vamos fazer agora, como representantes dos eleitos, particularmente como líder da bancada, é fazer com que o Governo cumpra sua agenda de asfaltamento”, disse Carlos Lopes.

Isildo Gomes, representante do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV-situação), expressou satisfação com o consenso alcançado e destacou a importância do plano de actividades, que inclui cinco pilares estratégicos, como o fortalecimento da economia local e a inclusão social.

Este ressaltou o compromisso do presidente da câmara em garantir que a actualização do preço de venda de lotes de terreno na vila de Relvas só entre em vigor após a aprovação do plano detalhado.

“O plano de actividade está bem sistematizado e elaborado com cinco pilares, alinhado com o próprio programa de governação 2024/28, que é também um instrumento fundamental para a gestão do município”, disse Isildo Gomes.

Com relação ao orçamento, mesmo tendo valores mais baixos que nos anos anteriores, é um orçamento realista que aposta no capital humano, na formação das pessoas, na inclusão social, através da coesão social.

O presidente da câmara dos Mosteiros, Fábio Vieira, considerou o “consenso político” na aprovação dos instrumentos de gestão como um sinal de maturidade e colaboração e estão criadas todas as condições para continuar a melhorar as condições de vida de todos os mosteirenses.

É importante destacar o consenso político que foi construído ao longo de dois dias de debates sobre temas que são as grandes opções de desenvolvimento dos Mosteiros. É um momento histórico na vida deste município, pela primeira vez, após a aprovação destes instrumentos, temos o voto favorável do Movimento para a Democracia”, disse.

A aprovação dos instrumentos de gestão marca um novo capítulo para Mosteiros, com expectativas de avanços significativos no desenvolvimento socioeconómico e na qualidade de vida dos munícipes, e é vista como um “avanço importante” para o desenvolvimento dos Mosteiros, ao mesmo tempo que sinaliza um trabalho colaborativo entre a oposição e a situação, que prioriza as necessidades da população.

O orçamento para 2025, enfatizou Fábio Vieira, permitirá avançar com projectos essenciais, como o programa "Nha Kaza Nha Grandeza", que promove a dignidade das famílias menos abastadas, e o projecto "Uma família, uma torneira", que visa universalizar o acesso à água potável no município.

Recorda-se que o orçamento para 2025, aprovado por unanimidade, é de pouco mais de 400 mil contos.

A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

jcf
15 hours 12 minutes

Bem... olha, depois de ler isso tudo, a única dúvida que fico é se estamos a falar dum santo ou dum espécime de museu ant ...

jl
15 hours 36 minutes

Asemana, favor darem uma notícia de cabeça tronco e membros, que****** é essa que postam online ??? Os factos para uma no ...

Dipak
1 day 14 hours

Só tretas, só conversas sem resultados práticos. Hoje tudo o que emana de gente da Não Justiça vale zero. Direito intern ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos