sexta-feira, 12 setembro 2025

S SOCIAL

Xi e Maduro felicitam-se pelo 50.º aniversário das relações sino-venezuelanas

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

 O Presidente chinês, Xi Jinping, e o seu homólogo venezuelano, Nicolás Maduro, trocaram hoje mensagens de felicitações por ocasião do 50.º aniversário do estabelecimento das relações entre China e Venezuela.

Xi destacou a "confiança e o desenvolvimento partilhado" que caracterizaram as relações ao longo de cinco décadas.

"A nossa amizade foi forjada na adversidade, apoiando-nos mutuamente na arena internacional em mutação e defendendo a justiça global e os direitos legítimos dos países em desenvolvimento".

O líder chinês recordou a visita de Estado de Maduro à China, em setembro de 2023, quando os dois líderes concordaram em elevar o nível das relações bilaterais dos seus países.

"A China está disposta a continuar esta amizade tradicional e levar a nossa parceria estratégica a novos patamares, contribuindo assim para a paz e o desenvolvimento mundiais", disse Xi, de acordo com um comunicado difundido pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês.

Maduro expressou a sua satisfação com os "progressos significativos" nos laços bilaterais.

"A Venezuela mantém-se firme no seu apoio à China na defesa da sua soberania nacional e opõe-se a qualquer tentativa de contenção contra a China", disse.

Maduro também reiterou o compromisso da Venezuela de participar ativamente na iniciativa chinesa de infraestruturas Faixa e Rota, segundo a nota da diplomacia chinesa.

O ministro chinês dos Negócios Estrangeiros, Wang Yi, recebeu, no início do mês, em Pequim, o seu homólogo venezuelano, Yván Eduardo Gil, a quem transmitiu que a China desenvolverá "inabalavelmente" os laços com a Venezuela a partir de "uma perspetiva estratégica" e de "longo prazo".

Gil, que visitou a China para avaliar os acordos bilaterais assinados em várias áreas, disse esperar aprofundar a cooperação nos domínios da economia, comércio, ciência e tecnologia, agricultura, energia, infraestruturas, aeroespacial e humanidades, e que a Venezuela "valoriza a adesão da China à equidade e à justiça nos assuntos internacionais".

A Semana com Lusa

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Semedo
2 days 9 hours

O sindicato grevista é extremista e quer resolver os assuntos à " "pancada" .o outro Sindicato é mais sensato Que culpa ...

Tera
4 days 14 hours

Leberdade e dereito de expresso Haha Haja consencia tudo isso e para benefícios proprio, Como saude e comprar casas na USA ...

mano
4 days 19 hours

Na uxem a propriedade privada para colar cartazes e escrever nas paredes...na faxas ixo

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos