sábado, 13 setembro 2025

S SOCIAL

Junta militar de Myanmar anuncia libertação de cinco mil presos amnistiados

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
A junta militar no poder em Myanmar, antiga Birmânia, anunciou hoje a libertação de cerca de cinco mil prisioneiros, no âmbito de uma amnistia para assinalar o Ano Novo no país.

De acordo com um comunicado do exército, 4.893 prisioneiros serão amnistiados "para participar no processo de construção do Estado, para a paz de espírito do povo e por razões de compaixão".

A junta anunciou que 13 estrangeiros seriam igualmente indultados e deportados, sem dar pormenores sobre as respetivas identidades ou o motivo da prisão.

A maioria dos prisioneiros políticos de alto nível, incluindo a antiga primeira-ministra deposta no golpe de 2021, Aung San Suu Kyi, continua detida.

Esta manhã, um jornalista da agência de notícias France-Presse viu muitas famílias reunidas em frente à prisão de Insein, em Rangoon (sul do país), prontas para receber aqueles que seriam libertados.

As amnistias são regularmente anunciadas para assinalar feriados nacionais ou budistas.

Myanmar está atualmente a celebrar o "Thingyan", que assinala o Ano Novo do país, com rituais de aspersão de água, que simbolizam a limpeza e a renovação.

As celebrações têm sido discretas este ano, na sequência do terramoto de 28 de março, que matou 3.725 pessoas, de acordo com o último balanço oficial publicado pela junta.

A amnistia ocorre no dia em que está prevista uma reunião em Banguecoque entre o líder da junta, Min Aung Hlaing, e o primeiro-ministro da Malásia e atual presidente da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean), Anwar Ibrahim, sobre o terramoto.

Isto embora o bloco regional de 10 nações tenha excluído Min Aung Hlaing das cimeiras do bloco por falta de progressos num plano de paz.

A junta não confirmou a realização desta reunião.

A Semana com Lusa

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Semedo
3 days 19 hours

O sindicato grevista é extremista e quer resolver os assuntos à " "pancada" .o outro Sindicato é mais sensato Que culpa ...

Tera
6 days 1 hour

Leberdade e dereito de expresso Haha Haja consencia tudo isso e para benefícios proprio, Como saude e comprar casas na USA ...

mano
6 days 5 hours

Na uxem a propriedade privada para colar cartazes e escrever nas paredes...na faxas ixo

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos