sábado, 13 setembro 2025

S SOCIAL

Meios de comunicação em perigo após cortes de Trump

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

 presidente Donald Trump congelou 268 milhões de dólares alocados pelo Congresso para apoiar media independente e o livro fluxo de informação e instalou o caos nos meios de comunicação, refere o ‘site’ dos "Repórteres Sem Fronteiras (RSF)”.

Desde que o novo líder norte-americano assumiu a presidência “anunciou o congelamento da ajuda externa dos EUA, e a USAID (Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional) está em tumulto: o ‘site’ está inacessível, a conta no X suspensa, a sede da agência fechada e os funcionários instruídos a ficar em casa”, informam os RSF.

Inclusive Elon Musk, que lidera o Departamento de Eficiência Governamental, insinuou que a USAID era uma “organização criminosa”, embora a agência esteja presente em mais de 30 países.

Neste sentido, organizações noticiosas em todo o mundo contactaram os RSF “expressando confusão, caos e incerteza”, após os anúncios de Trump que afetam ONGs internacionais, como o Fundo Internacional para Media de Interesse Público e meios de comunicação que vivem sob condições repressivas.

O diretor executivo dos RSF EUA, Clayton Weimers, disse que “o presidente Trump justificou essa ordem acusando – sem evidências – que a chamada 'indústria de ajuda externa' não está alinhada com os interesses dos EUA”.

“De acordo com uma informação da USAID retirado do ar em 2023, a agência financiou formação e apoio a 6.200 jornalistas, auxiliou 707 meios de comunicação não estatais e apoiou 279 organizações da sociedade civil do setor de media dedicadas ao fortalecimento dos media independentes”.

Um jornalista bielorrusso exilado mencionou: “temos artigos agendados até ao final de janeiro, mas depois disso, se não encontrarmos soluções, não poderemos publicar mais”, explica.

Também “um jornalista iraniano exilado foi entrevistado pelos RSF e adverte que o impacto do congelamento do financiamento pode silenciar as últimas vozes livres remanescentes, criando um vácuo que a propaganda estatal iraniana inevitavelmente preencheria. ‘Desligar-nos significará que eles terão mais poder’”, acrescenta a organização.

Com este panorama, o secretário de Estado Marco Rubio, também “anunciou que foi nomeado diretor interino da agência [USAID], sugerindo que as suas operações estavam a ser transferidas para o Departamento de Estado”.

A Semana com Lusa

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Semedo
3 days 10 hours

O sindicato grevista é extremista e quer resolver os assuntos à " "pancada" .o outro Sindicato é mais sensato Que culpa ...

Tera
5 days 16 hours

Leberdade e dereito de expresso Haha Haja consencia tudo isso e para benefícios proprio, Como saude e comprar casas na USA ...

mano
5 days 20 hours

Na uxem a propriedade privada para colar cartazes e escrever nas paredes...na faxas ixo

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos