sábado, 13 setembro 2025

S SOCIAL

Lula recorda vítimas do holocausto e adverte para ressurgimento de “perigos do extremismo”

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O Presidente brasileiro,  Lula da Silva, frisou esta segunda-feira que recordar as vítimas do holocausto é “compromisso com a Humanidade diante dos perigos do extremismo que ressurge nos dias de hoje".

 

Em comunicado divulgado pela presidência brasileira, Lula da Silva, no Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto e no 80.º aniversário da libertação do campo de Auschwitz recordou que  “Auschwitz foi o palco de uma brutalidade indescritível, onde pereceram um milhão dos seis milhões de judeus que perderam suas vidas sob a barbárie do regime nazi de Hitler”.

“Recordar seus horrores não é apenas um ato de memória, mas também um gesto de compromisso com a Humanidade diante dos perigos do extremismo que ressurge nos dias de hoje”, reforçou o chefe de Estado brasileiro.

Vários líderes europeus assinalaram hoje os 80 anos da libertação do campo de concentração e extermínio de Auschwitz-Birkenau, construído pelos nazis durante a Segunda Guerra Mundial na Polónia, e apelaram para que a memória do Holocausto não desapareça.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, apelou hoje à memória coletiva em relação ao antissemitismo e outras formas de ódio, para que não se repitam.

O chanceler alemão, Olaf Scholz, manifestou hoje a sua solidariedade com as vítimas dos campos de concentração e de extermínio da Alemanha nazi.

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, cujo país luta contra a invasão russa há três anos, apelou hoje ao mundo que "impeça que o mal vença".

Já o Chefe de Estado francês, Emmanuel Macron, prometeu hoje que o seu país "não cederá perante o antissemitismo em todas as suas formas".

O Presidente da Polónia, Andrzej Duda, disse que "os polacos são os guardiões da memória" das vítimas dos nazis nos campos de Auschwitz-Birkenau, que foi libertado pelo exército soviético há 80 anos.

Auschwitz-Birkenau tornou-se o símbolo do genocídio perpetrado pela Alemanha nazi contra seis milhões de judeus europeus, um milhão dos quais morreram no campo entre 1940 e 1945, bem como mais de 100.000 não judeus.

A Semana com Lusa

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Semedo
3 days 10 hours

O sindicato grevista é extremista e quer resolver os assuntos à " "pancada" .o outro Sindicato é mais sensato Que culpa ...

Tera
5 days 16 hours

Leberdade e dereito de expresso Haha Haja consencia tudo isso e para benefícios proprio, Como saude e comprar casas na USA ...

mano
5 days 20 hours

Na uxem a propriedade privada para colar cartazes e escrever nas paredes...na faxas ixo

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos