sexta-feira, 12 setembro 2025

S SOCIAL

Dia Nacional da Morna: Soca celebra efeméride com noite musical em homenagem ao rabequista Noel Fortes

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A Sociedade Cabo-verdiana de Autores (Soca) assinala hoje o Dia Nacional da Morna com uma noite musical às 18:00 no Miradouro da Residencial Gamboa, idade da Praia, em homenagem ao instrumentista Noel Fortes, natural de Boa Vista.

Em entrevista à Inforpress, o presidente da SOCA, Danny Spínola, avançou que durante a actividade vão distribuir direitos autorais e artísticos a oito autores e um músico que tem suas obras registadas na sociedade.

No âmbito da distribuição de direitos, disse que a sociedade já atribuiu em Cabo Verde e na diáspora, Lisboa e Estados Unidos, a mais de 30 autores e artistas nos domínios da música e da escrita.

O evento que celebra o Dia Nacional da Morna, salientou, conta com a participação dos artistas Mauri Ribeiro, Nhof e Jaíze Anes, e homenageia o rabequista Noel Fortes, ex-associado da Soca e que realizava actividades para valorização da música tradicional de Cabo Verde.

Danny Spínola defendeu ser fundamental estimular a criação de músicas tradicionais, destacando a participação significativa dos jovens no Grande Prémio Musical Luís Rendall, lançado em 2023 pela Soca

O concurso, explicou, abrangia músicas tradicionais como morna coladeira, funaná, batuque, num país, ressaltou, “rico em diversidade musical.

“É uma forma de estimular a criação nesse domínio da morna e das músicas tradicionais, mas há outras formas que é também a rádio e a televisão dar mais importância às músicas tradicionais e de forma a galvanizar o público e estimular os jovens a quererem ouvi-las”, exemplificou, sublinhando a aposta em escolas de músicas.

“Houve uma significativa participação no concurso, com o tempo se calhar pode haver mais, deve haver muitas outras formas de despertar o interesse dos jovens, além de veicular mais músicas tradicionais nas rádios e televisão”, reforçou, defendendo ainda a aposta e utilização além-fronteira.

Noel da Silva Fortes, nascido em 1944 em Sal Rei, Boa Vista, lançou em 2005, com temas próprios e de vários autores, o CD Rabecada Cabo-verdiana que contou com a participação de Paulino Vieira e Zezé Barbosa, mas que se encontrava gravado desde 1997.

Dirigiu durante sete anos a associação de músicos locais tendo concebido o Festival de Mornas que a associação promoveu ao longo da década de 2000.

 

A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Semedo
3 days 5 hours

O sindicato grevista é extremista e quer resolver os assuntos à " "pancada" .o outro Sindicato é mais sensato Que culpa ...

Tera
5 days 11 hours

Leberdade e dereito de expresso Haha Haja consencia tudo isso e para benefícios proprio, Como saude e comprar casas na USA ...

mano
5 days 15 hours

Na uxem a propriedade privada para colar cartazes e escrever nas paredes...na faxas ixo

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos