sexta-feira, 12 setembro 2025

S SOCIAL

Economista Carlos Lopes alerta para risco de ilegalidade das instituições guineenses

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O economista guineense e docente universitário Carlos Lopes disse hoje haver um “risco muito forte” de as instituições da Guiné-Bissau se tornarem ilegais, à luz da constituição, face aos desenvolvimentos políticos no país.

“Estamos num risco muito forte de ter o conjunto das instituições legais da Guiné-Bissau em posição de ilegalidade”, referiu, na Praia, capital cabo-verdiana, à margem de uma conferência sobre “Amílcar Cabral e a mudança de narrativas sobre o Pan-Africanismo”.

Questionado pelos jornalistas sobre a situação no seu país de origem, Carlos Lopes, professor na Universidade de Cape Town, considerou que a lei magna do país não tem sido respeitada.

“Acho que a Guiné-Bissau, já faz um tempo, não segue os princípios constitucionais e a panóplia de diferentes desenvolvimentos está completamente fora daquilo que prevê a constituição e do que são as obrigações constitucionais”, referiu.

Segundo Lopes, “os atores políticos estão numa sobrevida em relação aos aspetos legais que não vai ser muito fácil de resolver”.

O Presidente guineense, Umaro Sissoco Embaló, marcou eleições legislativas antecipadas para 24 de novembro (entretanto adiadas sem data), após ter dissolvido a Assembleia Nacional Popular, em dezembro de 2023, e ter formado um Governo de iniciativa presidencial.

A coligação PAI-Terra Ranka, com maioria parlamentar, tem contestado a dissolução do parlamento antes dos prazos estipulados na constituição, sustentando que as decisões subsequentes têm colocado em causa o Supremo Tribunal de Justiça, a Comissão Nacional de Eleições e a Assembleia Nacional popular.

“As instituições estão a desaparecer e com elas vai desaparecendo o Estado de Direito", afirmou Domingos Simões Pereira, líder da coligação e presidente eleito da assembleia dissolvida.

A Semana com Lusa

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Semedo
3 days 3 hours

O sindicato grevista é extremista e quer resolver os assuntos à " "pancada" .o outro Sindicato é mais sensato Que culpa ...

Tera
5 days 9 hours

Leberdade e dereito de expresso Haha Haja consencia tudo isso e para benefícios proprio, Como saude e comprar casas na USA ...

mano
5 days 14 hours

Na uxem a propriedade privada para colar cartazes e escrever nas paredes...na faxas ixo

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos