sexta-feira, 12 setembro 2025

S SOCIAL

Biden dará ajuda restante à Ucrânia antes da posse de Trump

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O Presidente cessante dos Estados Unidos, Joe Biden, vai entregar os quase seis mil milhões de dólares restantes de ajuda militar à Ucrânia antes que Donald Trump tome posse a 20 de janeiro, confirmou hoje a Casa Branca.

Biden garantiu ao seu homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky, na sua última reunião em Washington em setembro, que entregaria toda a ajuda aprovada pelo Congresso antes do final do seu mandato, explicou o conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, numa entrevista à CBS.

Até 20 de janeiro teremos enviado à Ucrânia todo o montante de recursos e ajuda que o Congresso autorizou”, disse Sullivan, principal conselheiro de política externa de Biden.

De acordo com Sullivan, Biden também pedirá ao novo Congresso e à próxima administração Trump, nos próximos 70 dias, que mantenham o apoio a Kiev, uma vez que “afastar-se da Ucrânia significaria mais instabilidade na Europa”.

O Conselheiro de Segurança Nacional defendeu que, desde o início da invasão russa em fevereiro de 2022, a política do Governo de Biden tem sido entregar armas à Ucrânia para que esta fique numa “posição mais forte”, tanto em termos militares como numa possível negociação.

“Cabe à Ucrânia decidir, para a sua própria soberania e integridade territorial, quando e como se sentar para negociar” com a Rússia, disse.

Sob o lema “América Primeiro”, Trump, que já governou o país entre 2017 e 2021, promete uma mudança para uma política externa mais isolacionista.

Em abril, o Congresso dos EUA conseguiu aprovar uma alocação de 61 mil milhões de dólares em ajuda à Ucrânia, após vários meses de bloqueio republicano ordenado pelo próprio Trump.

Ao longo da campanha e já depois de ter sido eleito, Trump tem afirmado que irá conseguir rapidamente a paz na Ucrânia, país invadido pela Rússia em larga escala em 2022, sem explicar como.

As autoridades judiciais norte-americanas apontaram, por diversas vezes, sinais de ligação da campanha de Donald Trump ao regime russo de Putin e o líder russo já disse que preferia ver na Casa Branca o milionário.

 

A Semana com Lusa

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Semedo
3 days 4 hours

O sindicato grevista é extremista e quer resolver os assuntos à " "pancada" .o outro Sindicato é mais sensato Que culpa ...

Tera
5 days 9 hours

Leberdade e dereito de expresso Haha Haja consencia tudo isso e para benefícios proprio, Como saude e comprar casas na USA ...

mano
5 days 14 hours

Na uxem a propriedade privada para colar cartazes e escrever nas paredes...na faxas ixo

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos