sexta-feira, 12 setembro 2025

S SOCIAL

Supremo Tribunal de Justiça reitera necessidade de prover tribunais de meios indispensáveis à persecução de suas atribuições

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O presidente do Supremo Tribunal de Justiça, Benfeito Mosso Ramos, realçou hoje a evolução positiva da justiça em Cabo Verde, mas reiterou a necessidade de se prover os tribunais de meios indispensáveis à persecução das suas atribuições.

Estas observações foram feitas durante o seu discurso, na cerimónia de abertura do ano judicial 2024/2025.

Na ocasião considerou que a Justiça celebrada em cada abertura do ano judiciário está longe de ser perfeita, primeiro, por ser obra resultado de acções ou omissões de humanos, e, por outro lado, devido às limitações e insuficiências que podem ser assacadas.

“A Justiça em Cabo Verde, um sector sujeito a um acentuado escrutínio democrático em sede parlamentar e pela corrupção pública, tem estado a evoluir positivamente”, observou, reiterando, entretanto, a necessidade de se prover os tribunais de meios indispensáveis à persecução das suas atribuições.

No que diz respeito ao Supremo Tribunal de Justiça, sublinhou que tem havido progressos assinaláveis nos últimos tempos, em que o foco tem sido colocado na substancial redução das pendências, com especial atenção para os processos mais antigos.

Segundo salientou, contribuíram para esses ganhos alguns factores, como o preenchimento de todos os cargos de juízes conselheiros, o que significa, explicou, que as três secções especializadas em que se estrutura esse alto tribunal, passaram a ser compostas como preconiza a lei.

“Concorre igualmente para a melhoria da actuação do Superior Tribunal de Justiça, o serviço de assessoria aos juízes conselheiros. Na realidade, um dos mais significativos investimentos que se fez nesta instância nos últimos anos”, acrescentou.

Benfeito Mosso Ramos defendeu ainda que nem tudo na justiça depende de meios, para quem, nas condições do país é preciso também “esforço para fazer mais e melhor” com os recursos disponíveis, acreditando que  há uma margem de progressão para o crescimento da prestação da Justiça, em termos quantitativos e qualitativos.

A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Semedo
3 days 3 hours

O sindicato grevista é extremista e quer resolver os assuntos à " "pancada" .o outro Sindicato é mais sensato Que culpa ...

Tera
5 days 9 hours

Leberdade e dereito de expresso Haha Haja consencia tudo isso e para benefícios proprio, Como saude e comprar casas na USA ...

mano
5 days 13 hours

Na uxem a propriedade privada para colar cartazes e escrever nas paredes...na faxas ixo

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos