sexta-feira, 12 setembro 2025

S SOCIAL

Parlamento: UCID anuncia voto contra PCFR dos professores caso a proposta seja a anunciada

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID, oposição) revelou hoje, no Mindelo, que vai votar contra caso se mantiver o mesmo Plano de Cargos, Funções e Remunerações (PCFR) dos professores agendado para discussão no parlamento.

Tal posicionamento foi anunciado pela deputada Zilda Oliveira, que, em conferência de imprensa, afirmou que irão manter o sentido de voto se se mantiverem os vários pontos ainda por esclarecer e adequados às exigências dos docentes.

“Obviamente que se se fizerem as alterações que consideramos necessárias, nós votaremos a favor”, sublinhou.

A eleita apelou à negociação porque neste momento o que se verifica é uma atitude de “quero, posso e mando da parte do Governo”, que decidiu levar o documento ao parlamento sem o discutir com os professores e os sindicatos, depois deste ter sido vetado pelo Presidente da República.

“Isso acaba por mostrar que eles [o Governo] não estão abertos à negociação com os sindicatos e com os professores”, criticou.

Entretanto, da parte da UCID, considerou, existe no PCFR uma “série de dúvidas” que podem resultar em "iniquidades".

Como exemplos, Zilda Oliveira apontou as novas designações, o cálculo de faltas, o regime de mobilidade, o facto de a acumulação de funções depender agora da vontade do delegado e não da direcção das escolas.

Mais ainda, enumerou, está implícito no PCFR que agora os docentes passam a ter o mesmo tratamento dos trabalhadores do regime geral, “quando são uma classe especial”.

Ainda com foco no sector da Educação, a deputada da UCID disse que irão levar à Assembleia Nacional, na cidade da Praia, outras preocupações para o debate agendado com o ministro da tutela.

Entre os pontos para confrontar o governante estão questões como avaliação da reforma, professores em falta nas escolas, reprovações e programas, entre outros.

A primeira sessão ordinária de Outubro está agendada para os dias 09, 10 e 11 e na agenda destacam-se debates com ministros e perguntas dos deputados ao Governo.

Além do PCFR dos docentes, estará também em discussão a proposta de Lei que cria a Comissão Nacional Organizadora das comemorações do 50º Aniversário da Independência Nacional, discussão na Generalidade, e proposta de lei que procede à uma redução pontual da duração do período de estágio, entre outros pontos.

 

A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Semedo
3 days

O sindicato grevista é extremista e quer resolver os assuntos à " "pancada" .o outro Sindicato é mais sensato Que culpa ...

Tera
5 days 5 hours

Leberdade e dereito de expresso Haha Haja consencia tudo isso e para benefícios proprio, Como saude e comprar casas na USA ...

mano
5 days 10 hours

Na uxem a propriedade privada para colar cartazes e escrever nas paredes...na faxas ixo

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos