quarta-feira, 10 setembro 2025

Novo ano lectivo: São Vicente sem manuais escolares a menos de uma semana do arranque do ano lectivo

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A ilha de São Vicente está sem manuais escolares, do 1.º ao 12.º ano, apesar do Ministério da Educação ter garantido que os livros até ao 9.º ano já estavam disponíveis em todo o País.

 

No entanto, no sábado, o Ministério da Educação (ME) assegurou que os manuais escolares do 1.º ao 9.º ano de escolaridade já estavam disponíveis, em todo o território nacional, nos postos de venda devidamente credenciados, nomeadamente livrarias, papelarias e Correios de Cabo Verde.O ME informou ainda que os alunos do 1.º ao 8.º ano, pertencentes às famílias do grupo 1 e 2 do Cadastro Social Único (CSU) terão acesso gratuito aos manuais escolares, através dos kits escolares que serão distribuídos nas escolas, no início do ano lectivo 2025/2026.

 

Esta informação de falta de livros no Mindelo foi constatada pela Inforpress numa ronda pelas livrarias e papelarias da ilha, quando falta menos de uma semana para o arranque do ano lectivo 2025/2026, que acontece a 15 de Setembro.

Por exemplo, o gerente da papelaria Inak, Carlos Brito, que fica próxima à Praça Dr. Regala, informou que a Fundação Cabo-verdiana de Acção Social Escolar (FICASE) ainda não enviou os livros pelo que o stock da livraria se esgotou em pouco tempo.

Na livraria Terra Nova, na Rua Frantz Fanon, reportaram que “já não há manuais à venda porque os poucos que estavam disponíveis foram vendidos”.

À semelhança de Terra Nova, na Livraria Pax, na Avenida 12 de Setembro, também já não tem livros disponíveis à venda.

Na sede dos Correios de Cabo Verde, em São Vicente, na   Rua Cristiano de Sena Barcelos, informaram que ainda estão à espera que a FICASE envie os manuais para que possam disponibilizá-los à população.

No entanto, no sábado, o Ministério da Educação (ME) assegurou que os manuais escolares do 1.º ao 9.º ano de escolaridade já estavam disponíveis, em todo o território nacional, nos postos de venda devidamente credenciados, nomeadamente livrarias, papelarias e Correios de Cabo Verde.

Segundo escreve a mesma fonte, o ME informou ainda que os alunos do 1.º ao 8.º ano, pertencentes às famílias do grupo 1 e 2 do Cadastro Social Único (CSU) terão acesso gratuito aos manuais escolares, através dos kits escolares que serão distribuídos nas escolas, no início do ano lectivo 2025/2026.

Em Agosto, o delegado do Ministério da Educação em São Vicente disse, em declarações à Inforpress, que estão em andamento as démarches para a colocação de cerca de mil professores e 15 mil alunos, desde o 1.º ao 12.º ano de escolaridade.

Jorge da Luz disse que a ilha enfrenta “um grande desafio” para a abertura do ano lectivo tendo em conta os vários estragos verificados nas escolas, causados pelo temporal de 11 de Agosto.

O mesmo confirmou, prossegue a Inforpress, que houve vários estragos nas escolas, desde a invasão das enxurradas no interior, muros caídos e tectos danificados e que a própria delegação enfrenta o mesmo problema de estragos no tecto.

 

 

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Semedo
16 hours 21 minutes

O sindicato grevista é extremista e quer resolver os assuntos à " "pancada" .o outro Sindicato é mais sensato Que culpa ...

Tera
2 days 21 hours

Leberdade e dereito de expresso Haha Haja consencia tudo isso e para benefícios proprio, Como saude e comprar casas na USA ...

mano
3 days 2 hours

Na uxem a propriedade privada para colar cartazes e escrever nas paredes...na faxas ixo

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos