quarta-feira, 10 setembro 2025

Projecto “Nha Bairro Nha Responsabilidade” aposta na capacitação das associações para transformar comunidades

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O projecto “Nha bairro, nha responsabilidade”, do Instituto Pedro Pires para a Liderança (IPP), quer capacitar associações comunitárias para promoverem “mudanças estruturantes e transformadoras” nos bairros da capital, revelou hoje à Inforpress a directora executiva da instituição.

 

“Começamos com o bairro Cova da Moura, mas está previsto também levarmos estas acções este ano ao bairro da Jamaica”, disse sublinhando a importância de expandir o projecto para outras localidades, um objectivo que dependerá do financiamento que o IPP conseguir angariar.

 

Segundo a Inforpress, a iniciativa, que nasceu de uma parceria inicial com a Associação Cidade Verde, segundo Indira Pires, visa empoderar as comunidades através de formação em liderança e gestão participativa, com o objetivo de que as associações se tornem mais eficazes na resolução dos problemas locais.

“Estivemos nomeadamente no bairro de Cova da Moura, em Achada São Filipe, onde constatamos que há a necessidade, para além de plantação de árvores, de outras acções para empoderar comunidade”, afirmou em entrevista à Inforpress.

Neste sentido, o IPP decidiu criar o projecto “Nha bairro, nha responsabilidade” (Meu bairro, minha responsabilidade, em português) com o propósito de empoderar comunidades, através de formação em liderança e gestão comunitária participativa, que inclui, campanha de limpeza, plantação de árvores e pinturas de casas.

Para isso, Indira Pires avançou que contaram com a parceria da cooperação portuguesa, da empresa Sita e da Câmara Municipal da Praia.

“Começamos com o bairro Cova da Moura, mas está previsto também levarmos estas acções este ano ao bairro da Jamaica”, disse sublinhando a importância de expandir o projecto para outras localidades, um objectivo que dependerá do financiamento que o IPP conseguir angariar.

Para o IPP, a capacitação das associações comunitárias é um factor crucial para resolver problemas como a acumulação de lixo, beneficiando não apenas os bairros, mas toda a cidade e o país.

“Portanto, é este o propósito do projecto. Acreditamos que devemos formar e empoderar associações no sentido de estarem mais em contacto com as comunidades, em busca de soluções para problemas dos bairros”, sublinhou a  fonte deste jornal.

Indira Pires acredita ainda que se cada bairro tivesse iniciativas como essa, problemas como o lixo e outras questões poderiam ser resolvidos de forma mais eficaz, beneficiando toda a cidade e o país.

 

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Semedo
1 day 6 hours

O sindicato grevista é extremista e quer resolver os assuntos à " "pancada" .o outro Sindicato é mais sensato Que culpa ...

Tera
3 days 11 hours

Leberdade e dereito de expresso Haha Haja consencia tudo isso e para benefícios proprio, Como saude e comprar casas na USA ...

mano
3 days 16 hours

Na uxem a propriedade privada para colar cartazes e escrever nas paredes...na faxas ixo

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos