sexta-feira, 12 setembro 2025

PR apela apoio da comunidade internacional na subida do nível do mar nos pequenos Estados insulares

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

De acordo com José Maria Neves, que discursava no pequeno-almoço de Alto Nível da Aliança dos Pequenos Estados Insulares (AOSIS), a subida do nível do mar reveste-se da urgência imposta pela gravidade das suas ameaças.

“O processo reveste-se da urgência imposta pela gravidade das ameaças que enfrentamos e a Declaração, que estamos prestes a adotar assume enorme relevância. Cabo Verde apela à comunidade internacional, para que apoie esta Declaração e coopere na consecução dos seus objectivos”, exortou.

Por outro lado, o chefe de Estado reivindicou uma maior presença dos pequenos Estados insulares em reuniões internacionais, para impulsionar reformas que abordem as suas vulnerabilidades e conceber instrumentos financeiros adaptados às suas circunstâncias.

Acrescentou ainda que é preciso maximizar o recurso a iniciativas e ferramentas como o Índice Multidimensional de Vulnerabilidade, a Iniciativa Bridgetown, o Serviço de Apoio à Sustentabilidade da Dívida e o Processo para além do Produto Interno Bruto (PIB).

“A recém adotada Agenda de Antígua e Barbuda para os SIDS (ABAS), constitui uma reafirmação da vontade da comunidade internacional em promover o desenvolvimento sustentável dos Pequenos Estados Insulares”, observou.

Para o Presidente da República, a operacionalização do Centro de Excelência e seu respectivo Banco de Dados, o financiamento, o reforço das capacidades, a transferência de tecnologias e a cooperação técnica, são imprescindíveis ao desenvolvimento resiliente e sustentável desses países.

Por isso, apontou que na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 2024), a acontecer em Novembro em Baku, no Azerbaijão, há que se assegurar compromissos mais sólidos e acionáveis em matéria de financiamento climático, bem como, decisões firmes sobre o Novo Objectivo Quantitativo Coletivo e a operacionalização do Fundo para Perdas e Danos.

 

A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Semedo
3 days 2 hours

O sindicato grevista é extremista e quer resolver os assuntos à " "pancada" .o outro Sindicato é mais sensato Que culpa ...

Tera
5 days 8 hours

Leberdade e dereito de expresso Haha Haja consencia tudo isso e para benefícios proprio, Como saude e comprar casas na USA ...

mano
5 days 12 hours

Na uxem a propriedade privada para colar cartazes e escrever nas paredes...na faxas ixo

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos