De acordo com informações divulgadas pela instituição de ensino no norte de Portugal, que neste momento acolhe cerca de três dezenas de estudantes cabo-verdianos, a UTAD é a primeira universidade portuguesa a fixar propinas para estudantes da CPLP em valor igual ao dos estudantes portugueses.
A medida é “pioneira” no ensino superior nacional em Portugal, e já foi aprovada em Conselho Geral, por unanimidade, depois de apresentada pela reitoria, sendo que com essa decisão, a partir do ano lectivo 2024/2025, novos e actuais estudantes de licenciatura, mestrado ou doutoramento da UTAD e que sejam oriundos da CPLP serão abrangidos pela deliberação.
A UTAD explicou também que a medida se insere na estratégia de internacionalização da oferta educativa e que vai ao encontro das preocupações no actual contexto socio-económico e da própria sustentabilidade da universidade.
Na implementação de políticas de incentivos para estudantes nacionais e internacionais, a UTAD fixou o valor das propinas nos 550 euros para os cursos de técnico superior profissional, nos 697 euros para os ciclos de estudo de licenciatura e mestrado integrados e mestrado de continuidade, nos 1.019 euros para os ciclos de mestrados e nos 1.250 euros para os ciclos de estudos de doutoramento.
Para além de Cabo Verde e Portugal, são membros da CPLP, Brasil, Angola, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e Guiné Equatorial.
No dia 21 de Maio, o Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves, esteve de visita à Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, em Vila Real, onde foi recebido pelo reitor da UTAD, Emídio Gomes, pelos vice-reitores Eduardo Rosa, Luís Leite Ramos e Jorge Ventura, pela equipa de pró-reitores e por outros responsáveis da universidade.
Entre os presentes, estavam igualmente estudantes naturais de Cabo Verde, bem como o embaixador de Cabo Verde em Portugal, Eurico Correia Monteiro.
O programa incluiu uma reunião com estudantes cabo-verdianos, a demonstração de aplicações de realidade virtual para o turismo e agricultura e uma visita ao Laboratório de Tecnologia, Qualidade e Segurança Alimentar.
A reitoria da UTAD realizou uma visita oficial a Cabo Verde entre 16 e 20 de Março, durante a qual realizou reuniões com o ministro da Educação e o ministro adjunto do Primeiro-Ministro para a Juventude e Desporto.
No âmbito académico, o reitor da UTAD assinou um protocolo de cooperação com a Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) e firmou o compromisso de apoiar no reforço do desporto daquele país e no lançamento do curso de engenharia informática.
A Semana com Inforpress
Terms & Conditions
Report
My comments