quinta-feira, 11 setembro 2025

UE defende independência do TPI após alegada interferência em investigações

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

"A UE apoia a proteção da independência do TPI e a integridade do Estatuto de Roma. As ameaças contra o tribunal e os seus funcionários são inaceitáveis", afirmou, segundo a Lusa, o porta-voz do Serviço de Ação Externa da UE, Peter Stano, numa mensagem publicada na rede social X.

O TPI denunciou tentativas de "interferir, bloquear, intimidar ou influenciar de forma inadequada" o trabalho dos seus funcionários e apelou ao fim das ameaças suscetíveis de comprometer a "imparcialidade e independência" do tribunal.

O tribunal fez esta declaração sem se referir diretamente a Israel, cujo primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, poderá ser alvo de um mandado de captura internacional no âmbito de uma investigação do TPI sobre eventuais crimes de guerra na Faixa de Gaza, de acordo com a imprensa norte-americana e israelita.

Em resposta, Netanyahu denunciou uma alegada tentativa do TPI de impedir os israelitas de exercerem o seu "direito legítimo de defesa" e considerou um "escândalo histórico" o facto de o TPI poder vir a tomar medidas contra responsáveis políticos e militares israelitas por causa dos assassinatos em Gaza, refere a fonte deste jornal.

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Semedo
1 day 9 hours

O sindicato grevista é extremista e quer resolver os assuntos à " "pancada" .o outro Sindicato é mais sensato Que culpa ...

Tera
3 days 14 hours

Leberdade e dereito de expresso Haha Haja consencia tudo isso e para benefícios proprio, Como saude e comprar casas na USA ...

mano
3 days 19 hours

Na uxem a propriedade privada para colar cartazes e escrever nas paredes...na faxas ixo

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos

Search