quarta-feira, 10 setembro 2025

Porto Novo: "Investimentos no Planalto Norte nos domínios da água e energia à volta de 140 mil contos", diz edil

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Aníbal Fonseca, que falava esta segunda-feira à noite na inauguração da luz eléctrica em Bolona, no Planalto Norte, avançou que, com este projecto, este planalto já recebeu mais de 50 mil contos em investimentos na energia eléctrica.

No domínio da água, em que se recorreu à bombagem do líquido precioso através de energia solar, investiu-se mais de 90 mil contos, explicou este autarca, para quem os projectos realizados beneficiam cerca de 400 pessoas.

Com a electrificação de Bolona, inaugurada segunda-feira pelo ministro da Energia, Alexandre Monteiro, o Planalto Norte ficou totalmente coberto com energia eléctrica fornecida através de unidades de produção de energia fotovoltaica.

Porém, na zona de Chã de Feijoal, uma das comunidades do Planalto Norte, os habitantes enfrentam, nesta altura, dificuldades no fornecimento da luz eléctrica, mas Alexandre Monteiro anunciou que o Governo, no âmbito da cooperação luxemburguesa, vai investir no reforço da micro-central dessa localidade.

Para o edil porto-novense, com a energia eléctrica, estão criadas as condições para que os habitantes possam desenvolver actividades económicas no Planalto Norte, onde a pecuária é a principal actividade económica.

Aníbal Fonseca confirmou que a chegada de energia eléctrica em Bolona vai permitir a reactivação da fábrica de queijo local, que está encerrada desde 2011.

O Planalto Norte do Porto Novo é apontado como sendo “um exemplo em Cabo Verde” em matéria de transição energética, por ser uma parcela do território onde a energia eléctrica é produzida através de unidades fotovoltaicas.

Este planalto possui três centrais de produção de energia fotovoltaica e sete estações de bombagem de água com base em energia solar, sendo, por isso, considerado por ambientalistas, “uma zona modelo” em matéria de transição energética em Cabo Verde.

O engenheiro Ary Lopes, da Associação para a Defesa do património de Mértola, Portugal, parceira na implementação dos projectos de água e energia no Planalto Norte, considera que este planalto, nestes dois domínios, é “um orgulho” para o município do Porto Novo e “um exemplo” a nível do arquipélago.

Aliás, Porto Novo foi o primeiro município no País a ter, em 2012, uma comunidade electrificada 100 por cento (%) com energia renovável (Monte Trigo) e o concelho onde todos os sistemas de produção de água nas comunidades rurais funcionam com base em energia solar.

A aldeia do Monte Trigo vai voltar a receber investimentos no reforço da unidade de produção de energia, conforme anúncio feito pelo ministro que responde por este sector, Alexandre Monteiro, de visita, segunda-feira, a Santo Antão.

A Semana com Inforpress

 

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Semedo
1 day 7 hours

O sindicato grevista é extremista e quer resolver os assuntos à " "pancada" .o outro Sindicato é mais sensato Que culpa ...

Tera
3 days 12 hours

Leberdade e dereito de expresso Haha Haja consencia tudo isso e para benefícios proprio, Como saude e comprar casas na USA ...

mano
3 days 17 hours

Na uxem a propriedade privada para colar cartazes e escrever nas paredes...na faxas ixo

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos