quarta-feira, 10 setembro 2025

Estivadores do Porto da Praia pedem mais transparência no processo de subconcessão dos serviços portuários

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Em conferência de imprensa hoje, no Porto da Praia, o porta-voz do grupo, Óscar Almeida, estivador desde 1989, declarou que não são contra a concessão, mas que querem mais transparência neste processo.

“Porque a mensagem que a administração central nos tem passado não é correcta. Enquanto ouvimos uma versão na Assembleia Nacional, na televisão, eles nos dizem outra coisa. E nós não estamos de acordo porque em nenhuma parte do mundo quando não se sobe o vencimento neste contexto, também o salário não é reduzido”, argumentou.

Segundo disse, um dos chefes que está à frente do processo vai ser accionista da concessão e pretendem, conforme vários diálogos que têm realizado com os estivadores, penalizá-los pagando como querem.

“Nós não somos contra a concessionária, como todos nós que estamos aqui já temos mais de 30 anos de serviço, então queremos também ser accionistas da concessionária. Porque a cada dia estão a diminuir o nosso salário e qualquer um de nós quando trabalhamos num navio já sabemos quanto poderemos ganhar", revelou.

Entretanto, dizem estar admirados com a declaração do actual PCA da Enapor que afirmou, conforme o mesmo, de que os tem pagado ilegalmente.

“Será que ele é mais economista que os outros anteriores? Por isso queremos ser accionistas também porque os que estão lá todos já têm os seus tachos, na Assembleia falam uma coisa e eles falam outra coisa", reforçou.

Informou que eles não têm salário fixo, ganham conforme produzem, de acordo com cargas que movimentam, daí que criticou a forma como o processo tem decorrido, tendo manifestado a intenção de virem a criar uma associação de estivadores e até mesmo contratar um advogado para os representar neste processo.

O Governo abriu a 11 de Março uma consulta pública para a subconcessão dos serviços portuários em Cabo Verde, para durante um mês recolher informações dos interessados para melhorar a eficácia operacional dos portos de Cabo Verde, actualmente geridos pela Enapor.

Segundo o vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças e do Fomento Empresarial, com essa consulta pública o Governo quer saber o que é que o mercado espera, quais são as expectativas dos investidores em relação à proposta do Governo antes de apresentar os documentos concursais.

 

A Semana com Inforpress

04 de abril 2024

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Semedo
1 day 7 hours

O sindicato grevista é extremista e quer resolver os assuntos à " "pancada" .o outro Sindicato é mais sensato Que culpa ...

Tera
3 days 12 hours

Leberdade e dereito de expresso Haha Haja consencia tudo isso e para benefícios proprio, Como saude e comprar casas na USA ...

mano
3 days 17 hours

Na uxem a propriedade privada para colar cartazes e escrever nas paredes...na faxas ixo

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos