quarta-feira, 10 setembro 2025

Parlamento: MpD destaca “progressos assinaláveis” no processo de desenvolvimento das ilhas de Santo Antão e São Vicente

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Esta ideia foi defendida em declaração política pelo deputado nacional eleito pelo círculo de Santo Antão Armindo Luz, que disse te constatado este desenvolvimento durante as jornadas parlamentares do grupo p+arlamentar do MpD nas duas ilhas.

Segundo Armindo Luz, o Governo tem demonstrado que, trabalhando com as prioridades certas, é possível manter a coesão social e não esquecer a coesão territorial.

Na ilha São Vicente registamos grandes progressos em todas as áreas da governação, estribada numa visão holística, sustentável e ambiciosa, que o torna numa ilha cosmopolita, voltada para o futuro e para o desenvolvimento”, lançou.

Para o deputado, a prova desse desenvolvimento é a criação da Zona Económica Especial Marítima, do Campus do Mar, com a construção das Universidade Técnica do Atlântico (UTA), a reabilitação do Centro Nacional de Arte Artesanato e Design (CNAD), a execução das obras de construção do Terminal de Cruzeiros, da nova maternidade e pediatria do Hospital Baptista de Sousa (HBS) e a construção do Centro Ambulatório do HBS.

No caso de Santo Antão, afirmou que o Governo tem elevado a ilha para um patamar de desenvolvimento “jamais visto”, respondendo de forma “satisfatória” às aspirações das suas gentes.

Os investimentos realizados na requalificação dos bairros e das localidades nos três concelhos de Santo Antão tiveram impacto muito positivo na qualidade urbanística e ambiental e na atractividade económica das cidades e das vilas. Exemplos assinaláveis são as obras de requalificação urbana da cidade de Ponta do Sol, Cidade do Porto Novo e Cidade das Pombas”, sustentou.

Para Armindo Luz, em Santo Antão decorrem as obras de reabilitação e restauro de patrimónios histórico, de desencravamento de localidades com potencial turístico, investimentos nas redes de caminhos vicinais, requalificação de orlas marítimas, criação de aldeias turísticas e construção estradas entre outros.

Em reacção, a deputada do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, oposição), Josina Freitas, eleita pelo círculo de São Vicente, mostrou-se “perplexa” com a intervenção do deputado do MpD, por, sustentou, não saber de qual São Vicente o deputado estava a falar porque na ilha sente-se “exactamente o oposto” do que o deputado descreveu.

“É um sentimento de abandono, as promessas não cumpridas por parte do Governo, os atrasos em obras estruturantes para a ilha, abandonadas por parte do Governo, e o senhor teve a coragem de dar exemplo do Centro Ambulatorial de São Vicente que está parado, falou no Campus do Mar que apenas mudaram de nome e que já existia”, disse Josina Freitas, para quem o que se ouviu na declaração política sobre de São Vicente foram “pinceladas de ficção com cheirinho a desconhecimento”.

Também o deputado do MpD, eleito pelo círculo de São Vicente, João Gomes, disse que´” há um antes de 2016 e há um depois de 2016 em São Vicente” e que “as obras estão paradas porque não dependem exclusivamente do Governo”, mas vão ser retomadas até o final do mandato, lembrando que no Hospital Baptista de Sousa está a nascer “uma grande obra que decorre todo o vapor”.   

Por sua vez, o deputado Adilson Fernandes, eleito pelo círculo de Santo Antão pelo MpD, afirmou “o Governo elegeu o envolvimento da ilha como um dos eixos centrais da sua acção governativa”, mas também “elegeu os municípios como parceiros estratégicos” e “não tem medo de partilhar o poder porque descentraliza”.

No entanto, a eleita do PAICV por Santo Antão Rosa Rocha revelou que “as pessoas já estão habituadas com os deputados do MpD a pintar uma realidade que somente eles vêm, porque a realidade que vê em Santo Antão e São Vicente é que a população vê é outra.

A mesma referiu que de 2021 a 2016 foram feitas “obras estruturantes” nas duas ilhas e em todos sectores e que só “as realizadas no domínio da agricultura   em Santo Antão superam as pequeninas” as obras do actual Governo.

 

A Semana com  Inforpress

22 de março 2024

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Semedo
1 day 4 hours

O sindicato grevista é extremista e quer resolver os assuntos à " "pancada" .o outro Sindicato é mais sensato Que culpa ...

Tera
3 days 10 hours

Leberdade e dereito de expresso Haha Haja consencia tudo isso e para benefícios proprio, Como saude e comprar casas na USA ...

mano
3 days 15 hours

Na uxem a propriedade privada para colar cartazes e escrever nas paredes...na faxas ixo

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos