quarta-feira, 10 setembro 2025

Guiné-Bissau confiante que Bijagós integrem Património Mundial da UNESCO

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

"O arquipélago dos Bijagós é uma das relíquias do Mundo. São 88 ilhas e só 21 são habitadas, temos uma reserva natural que foi preservada ao longo dos tempo pelo saber fazer das comunidades locais. Temos de ter isso em conta. Com a graduação desta zona como Património Mundial, com certeza o arquipélago ficará mais conhecido e vai potenciar a vinda de muitos turistas e o desenvolvimento económico na região", disse Viriato Cassamá, em declarações à agência Lusa.

O ministro, acompanhado por Aissa Regalla de Barros, diretora do Instituto da Biodiversidade e das Áreas Protegidas (IBAP), e do embaixador da Guiné-Bissau em França, Henrique Adriano da Silva, esteve hoje na sede da UNESCO, em Paris, onde entregou pessoalmente a candidatura do arquipélago dos Bijagós no Centro de Património Mundial.

Uma década depois de a primeira candidatura ter sido indeferida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), a Guiné-Bissau reviu o processo e elaborou um novo dossiê que concentra o propósito em três das 88 ilhas dos Bijagós, que são parques naturais, concretamente João Vieira e Poilão, Orango e Urok e a ligação entre esses três parques.

"Nós estivemos, nestes últimos 10 anos, a fazer um trabalho de investigação profundo, a capacitação dos nossos quadros técnicos para futura gestão deste património, a implicação da comunidade local nas tomadas de decisão. Com base nas questões colocadas pela UNESCO, refizemos a nossa candidatura que hoje foi aqui entregue. A UNESCO, sendo parceira, apoiou em larga medida na investigação e formação dos nossos quadros e capacitação técnica de outros atores que vão ser implicados na gestão deste património", acrescentou o ministro.

A candidatura será agora avaliada pela UNESCO, podendo vir a juntar-se aos 1.199 locais naturais e culturais do mundo que já integram a lista do Património Mundial. Caso este processo seja validado, este será o primeiro local na Guiné-Bissau a receber esta distinção por parte da UNESCO.

A Semana com Lusa

02 Fevereiro 2024

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Semedo
22 hours 58 minutes

O sindicato grevista é extremista e quer resolver os assuntos à " "pancada" .o outro Sindicato é mais sensato Que culpa ...

Tera
3 days 4 hours

Leberdade e dereito de expresso Haha Haja consencia tudo isso e para benefícios proprio, Como saude e comprar casas na USA ...

mano
3 days 9 hours

Na uxem a propriedade privada para colar cartazes e escrever nas paredes...na faxas ixo

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos