quarta-feira, 10 setembro 2025

Ataque em Jerusalém Oriental causa seis mortos, Hamas saudou-o

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Um porta-voz da polícia disse no canal 12 da televisão israelita que “dois terroristas foram neutralizados” após terem disparado e causado vários vítimas. Entretanto, as autoridades indicaram que os responsáveis pelo ataque foram mortos a tiro por um soldado israelita e um civil que estava no local.

O ataque visou um autocarro, de acordo com os meios de comunicação israelitas, citados pela agência de notícias France-Presse (AFP).

Cerca de duas horas após o ataque, o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, visitou o local e alertou que Israel está “a travar uma guerra com múltiplas frentes”, incluindo Gaza, a Cisjordânia e Israel. Além disso, elogiou o soldado (pertencente a uma unidade recém-formada de soldados ultraortodoxos) que matou o agressor. O contexto de segurança levou ao adiamento do julgamento por suspeitas de corrupção de Netanyahu, que estava previsto ir a tribunal esta segunda-feira.

Hamas afirma que ataque é “resposta natural”

O grupo extremista palestiniano Hamas, que enfrenta o exército israelita na Faixa de Gaza desde que atacou Israel a 7 de outubro de 2023, saudou o ataque e afirmou que os atiradores eram palestinianos.

“Afirmamos que esta operação é uma resposta natural aos crimes da ocupação [de Israel] e ao genocídio que esta leva a cabo contra o nosso povo”, disse o Hamas num comunicado citado pela AFP.

O Magen David Adom, o equivalente israelita da Cruz Vermelha, registou quatro mortos e 10 feridos, sete dos quais em estado grave.

A morte de uma mulher foi constatada mais tarde no hospital Shaaré Tzedek da cidade, de acordo com um comunicado.

“Foi uma cena muito difícil”, disse o enfermeiro Fadi Dekaidek, citado num comunicado divulgado pelo serviço de emergência.

“Os feridos estavam deitados na estrada e no passeio perto de uma paragem de autocarro, alguns deles inconscientes”, afirmou Dekaidek.

O ataque ocorreu na entrada do bairro de Ramot, em Jerusalém Oriental, tendo a polícia afirmado que os agressores dispararam contra uma estação de autocarros.

“Um agente de segurança e um civil presentes no local reagiram imediatamente, ripostaram e neutralizaram os agressores”, disse a polícia num comunicado.

Um porta-voz da polícia afirmou que havia dois agressores.

O gabinete do primeiro-ministro israelita afirmou que Netanyahu estava reunido “com os responsáveis pelos serviços de segurança”.

 

A Semana com Expresso/Lusa

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Semedo
13 hours 54 minutes

O sindicato grevista é extremista e quer resolver os assuntos à " "pancada" .o outro Sindicato é mais sensato Que culpa ...

Tera
2 days 19 hours

Leberdade e dereito de expresso Haha Haja consencia tudo isso e para benefícios proprio, Como saude e comprar casas na USA ...

mano
3 days

Na uxem a propriedade privada para colar cartazes e escrever nas paredes...na faxas ixo

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos

Search