quarta-feira, 10 setembro 2025

Porto Novo assinala hoje Dia do Município e 63 anos de criação do maior concelho de Santo Antão

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Por decisão da assembleia municipal, foram canceladas todas as actividades comemorativas do 02 de Setembro, uma data simbólica para os porto-novenses, uma vez que, além do Dia do Município, marca ainda os 63 anos de criação deste concelho e os 20 anos de elevação da então vila do Porto Novo à condição de cidade. 

O presidente da Assembleia Municipal do Porto Novo, João Fonseca, justificou o cancelamento das comemorações do Dia do Município com a situação que se vive no município provocada pela tempestade do dia 11 de Agosto, tendo este órgão deliberativo canalizado para as famílias afectadas as verbas que seriam utilizadas nas celebrações.  

A sessão solene comemorativa de 02 de Setembro era uma das actividades previstas no âmbito das festividades do Dia do Município, porém, canceladas, “em decorrência da catástrofe provocada pelas fortes chuvas que assolaram Santo Antão, São Vicente e São Nicolau”, avançou a mesma fonte.

A Câmara Municipal do Porto Novo já tinha cancelado o festival musical da praia de Curraletes, que deveria realizar-se entre os dias 22 e 24 de Agosto.

O concelho do Porto Novo foi criado em 1962, através do diploma legislativo ministerial, publicado no Boletim Oficial de Cabo Verde número 35, de 02 de Setembro de 1962, assinado pelo então ministro do ultramar, Adriano Moreira, que extinguiu o posto administrativo do Porto Novo, parte integrante do concelho do Paul.

Com este diploma, extinguiu-se o posto administrativo do Porto Novo foi criado o concelho da terceira classe com o mesmo nome, uma medida justificada pela difícil orografia de Santo Antão, com as dificuldades de comunicação, sobretudo da freguesia de Santo André com a então Vila das Pombas, sede do Município do Paul, e ainda com a conclusão do cais acostável, precisamente em 1962.

A abertura ao trânsito da estrada Porto Novo – Ribeira Grande (via montanha), que viria a acontecer em 1963, foi outro argumento avançado pelo então ministro do Ultramar para justificar a criação do concelho do Porto Novo.

Porém, o Dia do Município do Porto Novo só a partir de 1993 passou a ser comemorado no dia 02 de Setembro, na sequência de uma deliberação da Assembleia Municipal, datada de Outubro de 1992.

Até à data, os porto-novenses só comemoravam o dia de São João Baptista, santo padroeiro do concelho, a 24 de Junho. 

Os mais recentes dados oficiais do município, publicados em Setembro de 2024, Porto Novo possuía uma população à volta de 16.269 habitantes, representando quase 43.9 por cento (%) da população de Santo Antão e 3,2% do arquipélago. 

O concelho dispõe de 5.084 agregados familiares, sendo a maioria da população de sexo masculino (52.7%). 

A nível das condições de vida, 95,7% da população tem acesso à electricidade e 85% se abastece de água a partir da rede pública, sendo que 82,8% utiliza casas de banho. 

Em 2024, a taxa do desemprego rondava os 11%, com o desemprego jovem a ultrapassar os 29%.  

 

A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Semedo
19 hours 13 minutes

O sindicato grevista é extremista e quer resolver os assuntos à " "pancada" .o outro Sindicato é mais sensato Que culpa ...

Tera
3 days

Leberdade e dereito de expresso Haha Haja consencia tudo isso e para benefícios proprio, Como saude e comprar casas na USA ...

mano
3 days 5 hours

Na uxem a propriedade privada para colar cartazes e escrever nas paredes...na faxas ixo

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos