quarta-feira, 10 setembro 2025

Tarifas. Entram em vigor taxas de 15% dos EUA sobre UE

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O acordo comercial foi celebrado em 27 de julho na Escócia entre a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o Presidente norte-americano, Donald Trump, sendo que a declaração conjunta que selou o acordo foi divulgada em 21 de agosto.

Os direitos alfandegários de 15% são em toda a linha, incluindo “setores estratégicos” como o automóvel, farmacêutico, da madeira e dos semicondutores.

Alguns setores “beneficiarão de um regime específico”, a partir deste dia, incluindo os setores dos recursos naturais, como a cortiça, todas as aeronaves e partes para as construir e para a manutenção, produtos farmacêuticos genéricos e os ingredientes.

O acordo comercial prevê também o compromisso da UE sobre a compra de energia norte-americana no valor de 750 mil milhões de dólares (cerca de 642 mil milhões de euros) — visando nomeadamente substituir o gás russo —, o investimento de 600 mil milhões adicionais (514 mil milhões de euros) e um aumento das aquisições de material militar.

Os EUA e os países da UE trocam diariamente cerca de 4,4 mil milhões de euros em bens e serviços.

A Semana com Observador/Lusa

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Semedo
19 hours 24 minutes

O sindicato grevista é extremista e quer resolver os assuntos à " "pancada" .o outro Sindicato é mais sensato Que culpa ...

Tera
3 days 1 hour

Leberdade e dereito de expresso Haha Haja consencia tudo isso e para benefícios proprio, Como saude e comprar casas na USA ...

mano
3 days 5 hours

Na uxem a propriedade privada para colar cartazes e escrever nas paredes...na faxas ixo

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos