quarta-feira, 10 setembro 2025

Ataque israelita contra hospital na Faixa de Gaza mata 14 pessoas, incluindo quatro jornalistas

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Um ataque israelita atingiu um hospital no sul da Faixa de Gaza, matando pelo menos 14 pessoas, incluindo quatro jornalistas, segundo a imprensa e profissionais de saúde.

A Associated Press informou que Mariam Abu Daqa, que trabalhava para a agência como freelancer, estava entre os mortos no ataque ao Hospital Nasser. Daqa era a repórter da agência de notícias na Faixa de Gaza desde o início da guerra entre Israel e o Hamas em Gaza.

A Al Jazeera confirmou que o seu jornalista Mohammed Salama também se encontrava entre os mortos. A Reuters informou que o seu operador de câmara contratado, Hossam al-Masri, foi morto, enquanto o fotógrafo da agência Hatem Khaled ficou ferido. A NBC ainda não comentou a morte de Moaz Abu Taha, o seu jornalista na Faixa de Gaza.

O hospital de Khan Younis foi atingido duas vezes, segundo os relatos.

Nem as forças armadas israelitas nem o gabinete do primeiro-ministro responderam de imediato a perguntas sobre o ataque.

Os ataques e incursões israelitas a hospitais não são invulgares. As Forças de Defesa de Israel afirmam que os seus ataques visam os militantes que operam no interior das instalações médicas, utilizando-as como cobertura para as suas atividades.

A atual guerra entre Israel e o Hamas em Gaza tem sido um dos conflitos mais sangrentos para os profissionais da comunicação social. Pelo menos 192 jornalistas foram mortos durante os 22 meses de guerra, segundo o Comité para a Proteção dos Jornalistas.

Na segunda-feira, foram registadas mais mortes em Gaza, incluindo três palestinianos, entre os quais uma criança, que foram mortos num ataque a um bairro da cidade de Gaza.

O Hospital Al-Awda informou que pelo menos seis pessoas foram mortas e 15 ficaram feridas depois de as tropas israelitas terem aberto fogo perto delas quando tentavam chegar a um ponto de distribuição de ajuda no centro de Gaza. O exército israelita não fez qualquer comentário até ao momento.

 

A Semana com Euronews

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Semedo
19 hours 4 minutes

O sindicato grevista é extremista e quer resolver os assuntos à " "pancada" .o outro Sindicato é mais sensato Que culpa ...

Tera
3 days

Leberdade e dereito de expresso Haha Haja consencia tudo isso e para benefícios proprio, Como saude e comprar casas na USA ...

mano
3 days 5 hours

Na uxem a propriedade privada para colar cartazes e escrever nas paredes...na faxas ixo

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos