quarta-feira, 10 setembro 2025

Presidente da Pró-Praia critica cobrança de estacionamento e defende alternativa de estacionamento gratuito

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

 

Em declarações à Inforpress, sobre a petição lançada por um morador da zona de Palmarejo para isentar os residentes dos parquímetros instalados na zona, José Jorge Pina defendeu que antes de qualquer regulação ou tarifa, o município deve investir em alternativas acessíveis de estacionamento gratuito para os residentes.

“Sempre fomos a favor de primeiro criar condições para estacionamento gratuito, alternativas, e depois, quando tiver todas as alternativas e um território ordenado, pode criar espaços especializados para regularizar, como é o caso do estacionamento que, claramente, precisa de regulamentação”, pontuou o líder.

Para a mesma fonte, a cobrança prejudica a cidade, especialmente, em zonas onde não há planeamento urbano, considerando que a medida não deve ser adoptada em todas as localidades enquanto não houver condições para a oferta de estacionamentos alternativos pela cidade.

Outra crítica deixada pela Pró-Praia, tem a ver com a cobrança de estacionamento no aeroporto da Praia, o único em Cabo Verde, assinalou, em que a tarifa é aplicada, propondo, na sequência, a suspensão imediata do pagamento.

“Uma empresa nacional só cobra estacionamento na cidade da Praia. Isso não é possível, o que fizeram com o aeroporto na Praia é inconstitucional, espero que os advogados, pelo menos o santiaguense, debatam sobre isso”, posicionou-se, reconhecendo a necessidade de uma regulação.

“Todas as ilhas de Cabo Verde, excepto Brava e Santo Antão, têm aeroportos.  Os aeroportos têm estacionamentos excelentes, especialmente nas cidades onde a ASA é amigável. Mas eles não cobram estacionamento, apenas na cidade da Praia”, contestou.

José Jorge Pina defendeu um regime especial de isenção para residentes e trabalhadores da cidade e a criação de parques de estacionamento em zonas estratégicas.

“Sou contra a criação de mais estacionamentos enquanto não houver soluções para o cidadão. Propusemos há anos um parque atrás do antigo prédio do antigo edifício dos Negócios Estrangeiros até a Praia Negra”, relembrou, avançado que a tarifa pode ser mínima e o espaço tem grande potencialidades para um parque de estacionamento.

Disse que além dos estacionamentos, a capital tem sido negligenciada nas áreas de infra-estrutura, saúde, saneamento e bem-estar urbano, com ausência de um hospital moderno, de centros de convenção, parques industriais e até de um planeamento urbano.

“Nada é dado à Praia, apenas exigido. Aqui se paga mais, vive-se com mais “stress”, mais doenças e, ainda assim, a cidade não recebe os investimentos que merece como capital”, frisou, reforçando a necessidade de implementar efectivamente o estatuto administrativo especial da Praia.

A Semana com Inforpress

Julio Goto
Inconstitucionalidade
...no meu Intender a inconstituciona lidade é o PRO ala do PAICV para defender os assuntos da Praia.A constituição não permite a existência de partidos regionais / bairrista .Quase todos os Memorandos do Pro Paia enderessada aos PM é um reforço a Centalizacao na Capital.
0

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Semedo
19 hours 22 minutes

O sindicato grevista é extremista e quer resolver os assuntos à " "pancada" .o outro Sindicato é mais sensato Que culpa ...

Tera
3 days

Leberdade e dereito de expresso Haha Haja consencia tudo isso e para benefícios proprio, Como saude e comprar casas na USA ...

mano
3 days 5 hours

Na uxem a propriedade privada para colar cartazes e escrever nas paredes...na faxas ixo

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos