quarta-feira, 10 setembro 2025

Hamas diz que permite assistência a reféns se Israel suspender ataques aéreos e abrir corredores humanitários

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A declaração surgiu após a divulgação de um segundo vídeo em dois dias do refém israelita Evyatar David, que aparece visivelmente debilitado a escavar o que afirma ser a sua própria cova. A gravação gerou uma onda de indignação internacional, com países como França, Alemanha, Reino Unido e Estados Unidos a exigirem ação imediata. O Conselho de Segurança da ONU agendou para esta terça-feira, 5 de agosto, uma sessão especial sobre a situação dos reféns.

Israel estima que 50 reféns ainda se encontram em Gaza, dos quais apenas 20 estarão vivos, escreve a agência Reuters. Até agora, o Hamas tem impedido qualquer contacto das organizações humanitárias com as pessoas mantidas em cativeiro. O Fórum das Famílias dos Reféns, que representa os familiares dos reféns retidos em Gaza, afirmou que "o Hamas mantém inocentes em condições desumanas há mais de 660 dias" e exige a sua libertação imediata.

Enquanto isso, a crise humanitária em Gaza agrava-se. Segundo o Ministério da Saúde local, seis pessoas morreram nas últimas 24 horas devido a fome ou desnutrição, elevando o total para 175 mortes desde o início da guerra, incluindo 93 crianças.

Israel permitiu no domingo a entrada de quatro camiões-cisterna de combustível da ONU, destinados a manter hospitais, padarias e cozinhas comunitárias a funcionar. O COGAT, o organismo militar israelita que coordena a ajuda, afirma que mais de 23.000 toneladas de assistência entraram em Gaza na última semana, mas centenas de camiões ainda não chegaram aos pontos de distribuição devido à instabilidade no terreno.

A ONU considera que os lançamentos aéreos de ajuda são insuficientes e insiste que Israel deve permitir o acesso por terra para evitar a fome generalizada entre os 2,2 milhões de habitantes de Gaza, a maioria deslocados.

A Semana com Diário de Notícias

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Semedo
19 hours 1 minute

O sindicato grevista é extremista e quer resolver os assuntos à " "pancada" .o outro Sindicato é mais sensato Que culpa ...

Tera
3 days

Leberdade e dereito de expresso Haha Haja consencia tudo isso e para benefícios proprio, Como saude e comprar casas na USA ...

mano
3 days 5 hours

Na uxem a propriedade privada para colar cartazes e escrever nas paredes...na faxas ixo

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos