quarta-feira, 10 setembro 2025

Morreu a cantora brasileira Preta Gil

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

 

Cantora, compositora, ativista pelos direitos das mulheres e da comunidade LGBTQ+, Preta Gil morreu no domingo, confirmou a sua porta-voz à imprensa brasileira.

Estava em Nova Iorque, onde se submetia a tratamentos para o cancro, que se tinha agravado em agosto de 2024.

Preta Gil era filha de Gilberto Gil com Sandra Gadelha e afilhada de Gal Costa. Deixa um filho de 28 anos, Francisco, membro dos Gilsons, e uma neta de sete.

 
 Carreira artística e ativista

 

Lançou o primeiro album em 2003, "Prêt-à-porter", quando o pai era ministro da Cultura, na primeira presidência de Luiz Inácio Lula da Silva.

"Esse disco mostra as minhas raízes, tanto as tropicalistas da MPB quanto o meu lado aberto, democrático e conectado", escreveu na autobiografia "Preta Gil: Os primeiros 50", publicada em 2024 e citada pela Folha de São Paulo.

Foi ainda autora de mais três álbuns, "Preta", de 2005, "Sou Como Sou", de 2012, e "Todas as Cores", de 2017, com colaborações com Gal Costa, Pabllo Vittar e Marília Mendonça. Lançou dois discos ao vivo baseados nos shows "Noite Preta", em 2010, e "Bloco da Preta", em 2014.

Como atriz, participou em telenovelas e vários projetos da Globo e criou um talk show em 2004, "Caixa Preta".

A partir dos anos 2000, e depois de ter posado nua na capa do primeiro álbum, tomou posições feministas e antirracistas, ao ser confrontada com críticas por ter sido fotografada despida e pela abertura em relação à sua bissexualidade.

 

A Semana com Euronews

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Semedo
22 hours 58 minutes

O sindicato grevista é extremista e quer resolver os assuntos à " "pancada" .o outro Sindicato é mais sensato Que culpa ...

Tera
3 days 4 hours

Leberdade e dereito de expresso Haha Haja consencia tudo isso e para benefícios proprio, Como saude e comprar casas na USA ...

mano
3 days 9 hours

Na uxem a propriedade privada para colar cartazes e escrever nas paredes...na faxas ixo

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos