quinta-feira, 11 setembro 2025

Angola acolhe 15.ª Assembleia dos parlamentos da CPLP em 2026

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A decisão foi anunciada durante a leitura do comunicado final da 14.ª Assembleia Parlamentar da CPLP, que terminou hoje em Maputo novamente com apelos dos delegados e presidentes dos parlamentos para se avançar em definitivo com a materialização do acordo de mobilidade no espaço da lusofonia e a aposta na garantia da paz para o desenvolvimento.

Moçambique assumiu hoje a presidência rotativa da AP-CPLP sucedendo à Guiné Equatorial, para um mandato de dois anos que assume ser focado na paz e inclusão.

“Esta é uma caminhada que deve ser coletiva, e [em] que cada país deve assumir o seu papel para o crescimento da organização para promover mais união, coesão e trabalho conjunto”, disse Margarida Talapa, ao assumir a presidência do órgão.

A também presidente da Assembleia da República de Moçambique voltou a prometer apostar no fortalecimento da democracia e Estado de Direito e no acompanhamento da execução do acordo de mobilidade entre os países-membros, incluindo a realização de reuniões periódicas com vista a assegurar acordos que facilitem a mobilidade na CPLP.

Talapa assumiu que vai focar-se na atração de investimentos privados com harmonização de taxas alfandegárias e fiscais entre países-membros e na promoção da língua portuguesa e da cultura dos países da CPLP, incluindo a revisão dos estatutos do órgão e avanços em matérias de igualdade de género.

Em julho de 2024, Moçambique acolheu a reunião anual, a 13.ª sessão ordinária, da AP-CPLP, sob presidência da presidente do Senado da Guiné-Equatorial, Teresa Efua Asangono, país que manifestou dificuldade para receber o evento anual.

14.ª Assembleia Parlamentar da CPLP, que se iniciou segunda-feira, contou com a participação de mais de 100 delegados, incluindo presidentes dos parlamentos, dos Estados-membros.

Fundada em 1996, a CPLP integra nove países - Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

 

A Semana com Lusa

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Semedo
1 day 9 hours

O sindicato grevista é extremista e quer resolver os assuntos à " "pancada" .o outro Sindicato é mais sensato Que culpa ...

Tera
3 days 15 hours

Leberdade e dereito de expresso Haha Haja consencia tudo isso e para benefícios proprio, Como saude e comprar casas na USA ...

mano
3 days 20 hours

Na uxem a propriedade privada para colar cartazes e escrever nas paredes...na faxas ixo

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos