quinta-feira, 11 setembro 2025

Oposição israelita vai pedir dissolução do Parlamento

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O partido Yesh Atid, de Yair Lapid, anunciou esta quarta-feira nas redes sociais que apresentará uma proposta para dissolver o Knesset (Parlamento israelita) na próxima semana.

Também o partido Israel Beitenu, liderado por Avigdor Liberman, fez um anúncio semelhante.

Um porta-voz do Yesh Atid explicou à EFE que as moções serão combinadas posteriormente, assim que forem apresentadas na sessão plenária.

Numa mensagem na conta no X, Liberman disse que a proposta será apresentada na segunda-feira.

“O governo de 07 de outubro [de 2023] deve voltar para casa”, escreveu o político.

O anúncio ocorre após vários meios de comunicação israelitas noticiarem que líderes de diversas fações ultra-religiosas já deram indicações aos partidos ultraortodoxos israelitas para retirarem o seu apoio ao governo de Benjamin Netanyahu.

De acordo com o meio israelita Maariv, a decisão foi tomada após os ultraortodoxos terem realizado uma reunião infrutífera na noite passada com Yuli Edelstein, a parlamentar responsável pela tramitação de um projeto de lei para isentar a maioria dos judeus ultra-religiosos do serviço militar obrigatório.

Os dois partidos ultraortodoxos de Israel, Shas e Judaísmo Unido da Torá, são fundamentais para a estabilidade do governo de Netanyahu, e ambos têm bloqueado a atividade legislativa no país há semanas em protesto contra a lentidão do governo em aprovar o plano de isenção militar.

De acordo com os media israelitas, o apoio do Shas à moção de dissolução do Parlamento permanece incerto, e Netanyahu ainda tem espaço para encontrar um acordo que mantenha o governo.


Desde a fundação do Estado de Israel, estas isenções permitem que judeus que estudam a tempo integral em escolas religiosas não tenham de cumprir o serviço militar obrigatório.

A isenção militar dos ultraortodoxos é uma questão controversa em Israel, especialmente desde o início da guerra na Faixa de Gaza, que levou o governo a estender a duração do serviço militar obrigatório e a mobilizar dezenas de milhares de reservistas para manter sua ofensiva.

A Semana com Lusa

 
Zita
A esses criminosos israelitas só falta entregarem-se ao TPI. Todos são valentes com o guarda chuva do imperialismo americano.
0

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Semedo
1 day 9 hours

O sindicato grevista é extremista e quer resolver os assuntos à " "pancada" .o outro Sindicato é mais sensato Que culpa ...

Tera
3 days 14 hours

Leberdade e dereito de expresso Haha Haja consencia tudo isso e para benefícios proprio, Como saude e comprar casas na USA ...

mano
3 days 19 hours

Na uxem a propriedade privada para colar cartazes e escrever nas paredes...na faxas ixo

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos

Search