Em nota remetida ao Asemanaonline, a fonte deste jornal digital explica que o documentário conta a história comovente de duas nações africanas — Cabo Verde e São Tomé e Príncipe — para sempre ligadas por uma história comum de pobreza, escravidão e exploração sistêmica .
O filme, segundo ainda a mesma fonte, revela como trabalhadores cabo-verdianos, atraídos por falsas promessas de oportunidade, foram aprisionados em contratos que pagavam apenas 10 centavos por dia e terminavam com uma aposentadoria simbólica de 10 dólares — uma forma moderna de escravidão.
O filme basicamente acompanha o cineasta Guenny K. Pires em uma jornada emocionante para se reencontrar com seu tio — um trabalhador contratado que desapareceu nas plantações 44 anos antes . “Através dessa perspectiva profundamente pessoal, CONTRACT explora o trauma geracional, o deslocamento cultural e a poderosa recuperação da memória africana”, frisa.
Conforme avançado em nota, o documentário que foi filmado em Cabo Verde , São Tomé e Príncipe , Portugal e Estados Unidos , apresenta entrevistas envolventes com importantes acadêmicos e pensadores, incluindo Dr. Noam Chomsky , Dr. Richard Lobban Jr. e Dr. Peter Mendy , entre outros.
Considera o resultado um acerto de contas cinematográfico ousado com as histórias ocultas da África lusófona.“ CONTRACT é mais do que um filme — é um espelho da história, da identidade e do silêncio suportado por gerações de famílias africanas ”,disse Guenny K. Pires , Diretor do documentário, e fundador da Txan Film & DIFF.
Alcance global e reconhecimento institucional
Com mais de 100 exibições em todo o mundo , “CONTRACT” está arquivado na Biblioteca do Congresso dos EUA , integrado ao currículo das Escolas Públicas de Boston e distribuído pelo Instituto Camões em centros culturais da CPLP.
Também está programado para ser exibido no Festival Internacional de Cinema DjârFogo (DIFF25) na ilha do Sal, Cabo Verde , previsto de 03 a 05 de julho próximo.
“Uma jornada assombrosa e profundamente humana através da memória, resistência e retorno”, declarou, Ayuko Babu , Diretora Executiva e Cofundadora do Pan African Film & Arts Festival (PAFF).
Sobre o cineasta
Guenny K. Pires é um premiado cineasta, diretor de fotografia e professor de cinema e mídias digitais americano/cabo-verdiano, natural do Fogo. Foi colaborador fartográfico deste jornal.
Segundo ainda a fonte deste jornal, ele é uma das principais vozes do cinema africano e da diáspora e o primeiro cabo-verdiano nativo a escrever, dirigir e produzir documentários e filmes narrativos sobre Cabo Verde.
Ao longo de mais de 30 anos de trabalho, Pires utilizou o cinema para explorar identidade, migração e memória cultural, preservando o patrimônio e fomentando o diálogo global.
Seu trabalho foi apresentado em importantes festivais internacionais e preservado em arquivos nacionais como parte do legado cinematográfico africano.
O filme «CONTRACT» será apresentado no âmbito da Oficina e Ciclo de Filmes Memórias Assombradas , organizada pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES), através do seu Projecto GHOST , em colaboração com a Associação ROÇAMUNDO e o Centro Cultural Português de São Tomé .
Terms & Conditions
Report
My comments