quinta-feira, 11 setembro 2025

Santiago Norte: José Maria Neves apela à mobilização em prol da recuperação ecológica de Santa Luzia

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

José Maria Neves lançou o apelo no acto do encerramento do encontro anual da Rede TAOLA+ 2025, no município do Tarrafal, que reuniu representantes de 14 ONGs de todas as ilhas de Cabo Verde.

O chefe do Estado destacou a necessidade de mobilizar parceiros em torno da associação Biosfera, que lidera os esforços de remoção de resíduos e recuperação ecológica de Santa Luzia, uma reserva natural integrada.

Ressaltou ainda que a condição oceânica de Cabo Verde torna o mar não apenas um recurso vital, mas também extremamente vulnerável às ações humanas. 

“A situação ecológica de Santa Luzia exige acção urgente. O nosso compromisso deve ser de proteger este património natural que é fundamental para a biodiversidade e o equilíbrio do nosso território”, reforçou.

Na ocasião, relembrou que este ano, Cabo Verde comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente com o tema “Acabar com a poluição plástica”, uma questão de grande relevância para o país, reconhecido por sua estreita relação com o oceano.

Neves destacou que, apesar dos avanços na legislação, como a proibição de plásticos descartáveis, é fundamental fortalecer a consciência social e promover uma pedagogia de sustentabilidade.

Igualmente, em relação à poluição plástica e a degradação ambiental, relembrou que “não se limitam à limpeza de praias, mas um desafio sistémico que exige mudanças profundas na produção, consumo e estilos de vida”. 

Ainda, neste quesito, o chefe do Estado destacou o papel da cooperação internacional, lembrando que a negociação de um instrumento jurídico internacional vinculante contra a poluição plástica está em curso, com o próximo ciclo de negociações agendado para o próximo mês de Agosto em Genebra. 

“Precisamos de liderança, acção e uma nova consciência ambiental que envolva todos os sectores da sociedade”, afirmou. 

Neves concluiu enfatizando que o desenvolvimento sustentável deve caminhar lado a lado com a preservação ambiental, especialmente dos nossos mares e recursos naturais. 

“O futuro de Cabo Verde é azul, e cabe a todos nós garantirmos que esse legado seja de responsabilidade, progresso e esperança para as próximas gerações”, finalizou.

 

A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Semedo
1 day 13 hours

O sindicato grevista é extremista e quer resolver os assuntos à " "pancada" .o outro Sindicato é mais sensato Que culpa ...

Tera
3 days 19 hours

Leberdade e dereito de expresso Haha Haja consencia tudo isso e para benefícios proprio, Como saude e comprar casas na USA ...

mano
3 days 23 hours

Na uxem a propriedade privada para colar cartazes e escrever nas paredes...na faxas ixo

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos