Adilson Jesus, presidente da Comissão Política Regional do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, oposição), em São Vicente, também considerou escandaloso, que nos discursos oficiais, produzidos pelo primeiro-ministro e pelo presidente da Câmara Municipal de São Vicente, duas altas figuras do Estado de Cabo Verde, não se tenha escutado qualquer referência à luta de libertação nacional e a Amílcar Cabral.
“Não podemos acreditar que se esqueceram de convidar o comandante Pedro Pires, Silvino da Luz, Luís Fonseca, Olívio Pires e todos os Combatentes da Liberdade da Pátria, através da associação que os representa, para a abertura oficial destas comemorações”, criticou o político para quem isso foi um acto deliberado e consciente, uma vã tentativa de reescrever a história e de querer fazer esquecer os nomes dos protagonistas cabo-verdianos ligados à independência nacional.
O mesmo lembrou que em toda a parte do mundo se celebra Cabral, enquanto em Cabo Verde “insiste-se em querer matá-lo todas as vezes que, por imposição, força e grandeza dos seus feitos devessem celebrar e ovacionar essa figura central da história cabo-verdiana”.
Segundo Adilson Jesus tentaram banalizar a luta pela libertação nacional, o 05 de Julho de 1975 e a Independência Nacional, subjugando-os ao 25 de Abril. Mas, recordou, "a verdade é que a história não se apaga e no coração dos cabo-verdianos a Independência continuará a figurar como a grande data e o grande acontecimento da pequena grande história do País como Estado e como Nação”.
Para o político, não fosse o Embaixador de Portugal a salvar o dia, esse acto, realizado pelo Governo em São Vicente, “serviria apenas para celebrar o 25 de Abril”.
“Foi o único dos oradores a pronunciar um discurso com elevação e cuidado com a verdade histórica, ao dizer que o 25 de Abril nasceu da consciência dos militares portugueses perante as vitórias dos movimentos de libertação – especialmente do Partido Africano da Independência de Guiné e Cabo Verde (PAIGC), com protagonistas ainda vivos, lúcidos e residentes neste país, liderados pela mais destacada figura de toda a história de Cabo Verde”.
A semana com Inforpress
Terms & Conditions
Report
My comments