quinta-feira, 11 setembro 2025

HRW apresenta lista de 100 violações dos direitos humanos cometidas por Trump

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

AHRW compilou "100 ações prejudiciais cometidas" pelo Presidente durante o início do seu segundo mandato, que incluem ataques à liberdade de expressão, aos direitos dos requerentes de asilo e dos imigrantes, à saúde, ao ambiente e às proteções sociais, à educação, à ajuda externa e à assistência humanitária e ao Estado de direito, o que constitui uma "avalanche constante de ações que violam, ameaçam ou prejudicam os direitos humanos".

A HRW sublinhou ainda que Trump "atacou os direitos à liberdade de expressão e de reunião, incluindo ao deter arbitrariamente e tentar deportar estrangeiros devido ao seu ativismo em relação à Palestina".

A organização sublinhou ainda que a administração Trump, que completará 100 dias a 30 de abril, "reduziu drasticamente o apoio aos direitos humanos para além das fronteiras dos EUA".

"O Governo cortou a assistência vital a centenas de milhares de pessoas em zonas de conflito e abandonou esforços de longa data para apoiar os defensores dos direitos humanos, jornalistas independentes e grupos de investigação, incluindo os que documentam atrocidades em curso", sublinhou a HRW.

Os cortes da administração Trump atingiram tanto os funcionários do Estado, como agências internacionais de ajuda humanitária.

Elon Musk, conselheiro de Trump que detém a Tesla, a SpaceX e a rede social X desempenhou um papel fundamental na redução de pessoal governamental como chefe do recém-criado Departamento de Eficiência Governamental (DOGE, na sigla em inglês), justificando os cortes com a alegada poupança de milhares de milhões de dólares aos contribuintes.

Os Estados Unidos cortaram 83% dos programas da agência de desenvolvimento norte-americana, a USAID, que era responsável por 42% da ajuda humanitária em todo o mundo.

A semana com Lusa

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Semedo
1 day 19 hours

O sindicato grevista é extremista e quer resolver os assuntos à " "pancada" .o outro Sindicato é mais sensato Que culpa ...

Tera
4 days

Leberdade e dereito de expresso Haha Haja consencia tudo isso e para benefícios proprio, Como saude e comprar casas na USA ...

mano
4 days 5 hours

Na uxem a propriedade privada para colar cartazes e escrever nas paredes...na faxas ixo

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos