sexta-feira, 12 setembro 2025

Rebeldes acusam EUA de matar 80 pessoas no Iémen em três semanas

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Os huthis não costumam comunicar as suas perdas e limitaram-se a anunciar a morte de cerca de “80 civis” desde meados de março, quando começaram os bombardeamentos ordenados pelo Presidente norte-americano, Donald Trump.

Com a medida, Trump pretendia travar os ataques dos huthis contra a navegação internacional nos mares Vermelho e Arábico, bem como contra Israel, em retaliação pela guerra em Gaza.

O porta-voz militar dos rebeldes, Yahya Sarea, reconheceu implicitamente a dureza da operação militar norte-americana, ao referir-se a uma “agressão contínua” e a “massacres horríveis” no Iémen, segundo um comunicado citado pela agência de notícia espanhola EFE.

Os meios de comunicação árabes e norte-americanos afirmaram nos últimos dias que vários líderes dos rebeldes foram mortos nos bombardeamentos, que, segundo Washington, degradaram efetivamente as capacidades militares dos huthis.

A agência iemenita Saba, controlada pelos huthis, noticiou hoje que “quatro crianças e duas mulheres” foram mortas nos ataques norte-americanos de terça-feira no oeste do país.

Os rebeldes reivindicaram também o abate de um ‘drone’ norte-americano “quando efetuava missões hostis”.

Os huthis integram o “eixo de resistência” liderado pelo Irão contra Israel, de que fazem parte outros grupos radicais da região, como o Hezbollah libanês e os palestinianos Hamas e Jihad Islâmica.

Os rebeldes xiitas controlam parte do Iémen, um país do sudoeste da Península da Arábia devastado por uma guerra civil iniciada em 2014.

A Semana com Lusa

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Semedo
3 days 4 hours

O sindicato grevista é extremista e quer resolver os assuntos à " "pancada" .o outro Sindicato é mais sensato Que culpa ...

Tera
5 days 9 hours

Leberdade e dereito de expresso Haha Haja consencia tudo isso e para benefícios proprio, Como saude e comprar casas na USA ...

mano
5 days 14 hours

Na uxem a propriedade privada para colar cartazes e escrever nas paredes...na faxas ixo

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos