quinta-feira, 11 setembro 2025

Parlamento: Em Cabo Verde a mulher está em condições de desigualdade – deputada da UCID

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

“Apesar [de as mulheres] terem uma esperança de vida maior que a dos homens, elas sofrem mais com problemas vários de saúde”, indicou a eleita nas listas da União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID-oposição).

A deputada fez essas considerações no debate com o primeiro-ministro-ministro, Ulisses Correia e Silva, cujo tema é “Políticas públicas dirigidas à mulher cabo-verdiana”.

Segundo ela, a prevalência do HIV/Sida é “mais elevada” nas mulheres.

“A VBG [Violência com Base no Género] e os crimes sexuais atingem de forma particular e expressiva as meninas e mulheres”, indicou Zilda Oliveira, acrescentando que o emprego, o subemprego e a informalidade afectam mais o género feminino.

Na sua perspectiva, apesar de as mulheres apresentarem níveis de conclusão do ensino secundário, superior e formação profissional mais elevados, a representação das mulheres nos processos de tomada de decisão “está patente em vários sectores, inclusive no governo”.

Não obstante os ganhos a vários níveis, a segregação horizontal e vertical é ainda uma realidade preocupante na nossa sociedade”, frisou Zilda Oliveira.

A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Semedo
1 day 21 hours

O sindicato grevista é extremista e quer resolver os assuntos à " "pancada" .o outro Sindicato é mais sensato Que culpa ...

Tera
4 days 2 hours

Leberdade e dereito de expresso Haha Haja consencia tudo isso e para benefícios proprio, Como saude e comprar casas na USA ...

mano
4 days 7 hours

Na uxem a propriedade privada para colar cartazes e escrever nas paredes...na faxas ixo

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos