quinta-feira, 11 setembro 2025

Papa está de bom humor, fala com pessoas que o rodeiam e sente-se melhor

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Segundo os serviços de imprensa do Vaticano, o Sumo Pontífice retomou hoje de manhã as suas terapias, tanto farmacológicas como de fisioterapia respiratória e motora.

Francisco também continuou a fazer os exercícios espirituais da Quaresma "em comunhão" com a Cúria, através de vídeo.

Antes, o gabinete de imprensa disse que o pontífice tinha passado mais uma "noite descansada" no hospital Gemelli de Roma.

De acordo com o último boletim de saúde publicado na noite de segunda-feira, "as melhorias registadas nos dias anteriores foram ainda mais consolidadas, conforme confirmado pelos exames de sangue [...] e pela boa resposta ao tratamento".

Embora o prognóstico já não seja reservado, os médicos estimam que o pontífice argentino, de 88 anos, terá de ficar no hospital por "mais alguns dias".

Na noite de segunda-feira, fonte do Vaticano saudou estes "sinais positivos na evolução da doença", sublinhando, no entanto, que devem ser encarados com "prudência e circunspeção", porque a pneumonia "ainda não está debelada [...] embora não haja perigo iminente".

"Dada a complexidade do quadro clínico do Papa e a infeção grave presente no momento da hospitalização, será ainda necessário continuar o tratamento farmacológico em ambiente hospitalar durante um período de tempo", afirmaram hoje os médicos.

Não está prevista para hoje à noite a emissão de qualquer boletim médico, uma vez que os serviços de imprensa do Vaticano se encarregarão de fornecer eventuais atualizações ao final da tarde. 

Uma nova conferência de imprensa com a equipa médica que trata o pontífice "é possível, mas não iminente", disseram também as fontes do Vaticano.

A hospitalização de Francisco, desde 14 de fevereiro, a mais longa do seu pontificado, ocorre num momento em que o Papa já estava fragilizado por uma série de problemas nos últimos anos: sobrepeso, dores nos joelhos, operações ao cólon e abdómen, além de repetidas infeções respiratórias.

Francisco tem ainda fragilidades respiratórias, principalmente devido à remoção, aos 21 anos, do lobo superior do pulmão direito. Esses problemas de saúde reacenderam dúvidas sobre sua capacidade de desempenhar as suas funções e especulações sobre uma possível renúncia.

 

A Semana com Lusa

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Semedo
1 day 23 hours

O sindicato grevista é extremista e quer resolver os assuntos à " "pancada" .o outro Sindicato é mais sensato Que culpa ...

Tera
4 days 5 hours

Leberdade e dereito de expresso Haha Haja consencia tudo isso e para benefícios proprio, Como saude e comprar casas na USA ...

mano
4 days 9 hours

Na uxem a propriedade privada para colar cartazes e escrever nas paredes...na faxas ixo

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos