quinta-feira, 11 setembro 2025

EUA prometem acelerar fornecimento de armas a Taiwan após guerra na Ucrânia

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Os Estados Unidos vão tentar acelerar o fornecimento de armas a Taiwan após o fim da guerra na Ucrânia, disse o embaixador de facto de Washington na ilha, Raymond Greene, numa entrevista publicada esta segunda-feira pelo jornal taiwanês Liberty Times.

"Para nós, Taiwan é definitivamente uma prioridade. Estamos a fazer esforços para acelerar os prazos de entrega (de armas), especialmente para os sistemas relacionados com a guerra assimétrica, que são particularmente importantes para Taiwan", disse Greene, diretor do Instituto Americano em Taiwan (AIT).

Nos últimos anos, Taipé insistiu na aquisição e desenvolvimento de sistemas de guerra assimétricos, como mísseis antiaéreos e antinavio, minas submarinas e veículos aéreos não tripulados ("drones"), para combater as crescentes ameaças militares da China, que considera a ilha autónoma uma província sua.

"Quando a guerra na Ucrânia terminar, esperamos voltar a concentrar a nossa atenção nas necessidades defensivas de Taiwan", acrescentou o diplomata, que também reafirmou o compromisso de Washington para com a ilha.

Estas declarações surgem no meio da incerteza sobre o empenho do presidente norte-americano, Donald Trump, na defesa de Taiwan, sobretudo após a sua recente decisão de suspender toda a ajuda militar de Washington a Kiev.

No final de fevereiro, o republicano evitou comprometer-se a impedir uma invasão chinesa de Taiwan e afirmou ter uma "grande relação" com o seu homólogo chinês, Xi Jinping.

Há mais de sete décadas que os Estados Unidos estão no centro das disputas entre as duas partes, uma vez que Washington é o principal fornecedor de armas a Taipé e, embora oficialmente não mantenha relações diplomáticas com a ilha, poderia defendê-la em caso de conflito com Pequim.

A Semana com Lusa

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Semedo
2 days 2 hours

O sindicato grevista é extremista e quer resolver os assuntos à " "pancada" .o outro Sindicato é mais sensato Que culpa ...

Tera
4 days 7 hours

Leberdade e dereito de expresso Haha Haja consencia tudo isso e para benefícios proprio, Como saude e comprar casas na USA ...

mano
4 days 12 hours

Na uxem a propriedade privada para colar cartazes e escrever nas paredes...na faxas ixo

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos