quinta-feira, 11 setembro 2025

Brasil anuncia vacina contra dengue em dose única de produção local em 2026

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Num evento realizado no Palácio do Planalto, foi afirmado que a expectativa do Brasil é produzir 60 milhões de doses anuais do imunizante contra a dengue, com possibilidade de ampliação conforme a procura e a capacidade produtiva, numa parceria entre o Instituto Butantan e a empresa WuXi Biologics, que conta com financiamento público e privado.

De acordo com o Governo brasileiro, a vacina serve para os quatro sorotipos da dengue e mostrou eficácia de 79,6% a 89,2% contra a doença.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), órgão regulador do país sul-americano, está a analisar o pedido de registo do medicamento desde o fim do ano passado.

No início deste mês, o órgão pediu esclarecimentos e mais dados ao Instituto Butantan.

Após a aprovação, o imunizante será integrado no Programa Nacional de Imunizações do Brasil.

A ministra da Saúde brasileira, Nísia Trindade, anunciou, na mesma cerimónia, planos para reforçar parcerias para assegurar acesso a insulinas e a vacinas contra a gripe aviária e contra o Vírus Sincicial Respiratório.

“Vamos produzir em larga escala a primeira vacina nacional e de dose única contra a dengue. Serão 60 milhões de doses anuais a partir de 2026. Esperamos em dois anos vacinar toda a população elegível. Isso é um facto único no mundo até agora”, afirmou a ministra da Saúde.

A cerimónia também contou com a presença do Presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, e outros integrantes do Governo.

Em 2024, o Brasil registou o recorde de 6,6 milhões de casos prováveis de dengue e a marca histórica de 6.022 mortes causadas pela doença.

Desde o início do ano foram registados 402.000 casos prováveis de dengue, 30% a menos que no mesmo período em 2024.

A Semana com Lusa

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Semedo
2 days 2 hours

O sindicato grevista é extremista e quer resolver os assuntos à " "pancada" .o outro Sindicato é mais sensato Que culpa ...

Tera
4 days 7 hours

Leberdade e dereito de expresso Haha Haja consencia tudo isso e para benefícios proprio, Como saude e comprar casas na USA ...

mano
4 days 12 hours

Na uxem a propriedade privada para colar cartazes e escrever nas paredes...na faxas ixo

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos