quinta-feira, 11 setembro 2025

Dilma Rousseff internada na China devido a inflamação do nervo do equilíbrio

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Embora os familiares da antiga chefe de Estado, de 77 anos, tenham dito à imprensa brasileira que ela foi hospitalizada na segunda-feira, uma série de mensagens publicadas na rede social X indicam que foi internada no dia 21 num hospital de Xangai, sede do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB, na sigla em inglês).

“A presidente está a responder bem ao tratamento e deverá ter alta nos próximos dias”, lê-se nas mensagens, que referem que Dilma “está a passar bem”, durante a sua hospitalização, e que “manteve as suas atividades laborais normalmente” nos últimos dias.

Dilma Rousseff “agradece as mensagens de apoio e solidariedade recebidas”, acrescentou o comunicado assinado pelos assessores, que explicaram que a doença de Dilma é uma inflamação do nervo que controla o equilíbrio. Geralmente é causada por uma infeção viral e provoca fortes sintomas de vertigem durante vários dias.

José Guimarães, líder na Câmara dos Deputados do partido no poder no Brasil, afirmou nas redes sociais que Dilma está internada numa clínica em Xangai após sentir um “mal-estar”, condição que, segundo os médicos, não é grave.

“Desejo-lhe uma recuperação plena e rápida”, disse o deputado do Partido dos Trabalhadores (PT), partido liderado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo qual Dilma Rousseff governou o país entre 2011 e 2016.

De acordo com o jornal Folha de São Paulo, a ex-presidente estava a sofrer de vómitos, pressão alta e tonturas.

Este contratempo obrigou Dilma a cancelar a sua participação numa reunião com membros da direção do banco BRICS, que iria decorrer na Cidade do Cabo (África do Sul), acrescentou o jornal.

Dilma tomou posse em abril de 2023 como presidente do banco de desenvolvimento dos BRICS.

O NBD tem sede em Xangai e foi criado em 2014, quando Dilma estava à frente da presidência brasileira, onde sucedeu a Lula em 2011 e que ocupou até ser destituída em 2016 pelo Congresso por alegada gestão irregular do orçamento.

O BRICS é o bloco fundado pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, e que recentemente aceitou como novos membros o Egito, os Emirados Árabes Unidos, a Etiópia, o Irão, a Indonésia e a Arábia Saudita, embora esta última ainda não tenha formalizado a adesão.

A Semana com Lusa

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Semedo
2 days 4 hours

O sindicato grevista é extremista e quer resolver os assuntos à " "pancada" .o outro Sindicato é mais sensato Que culpa ...

Tera
4 days 10 hours

Leberdade e dereito de expresso Haha Haja consencia tudo isso e para benefícios proprio, Como saude e comprar casas na USA ...

mano
4 days 14 hours

Na uxem a propriedade privada para colar cartazes e escrever nas paredes...na faxas ixo

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos