quinta-feira, 11 setembro 2025

Presidente da República afirma que relações com a NATO são naturais e vêm de longa data

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

"Cabo Verde tem trabalhado com a NATO no quadro da segurança cooperativa, já houve muitos contatos, já houve os exercícios militares da NATO aqui em 2006, a         \brimos caminhos para aprofundar essas relações", afirmou.

José Maria Neves disse que as relações bilaterais de segurança com vários países membros da NATO, como Espanha, Portugal, Reino Unido e Estados Unidos, têm sido fundamentais para o fortalecimento da cooperação.

"Temos Espanha, temos Portugal, temos o Reino Unido, temos os Estados Unidos, de modo que as relações com a NATO são relações de parceria, têm acontecido desde há muitos anos", ressaltou.

Ao abordar o tema da economia azul, o Presidente enfatizou a importância de trabalhar com a NATO para a proteção dos mares e para o desenvolvimento da economia marítima, especialmente no contexto da "década dos oceanos".

"Agora, tendo em conta toda a afirmação da economia azul, a década dos oceanos, é trabalhar para o domínio da economia marítima, da proteção dos nossos mares, trabalhar com a NATO e também para a proteção civil das nossas ilhas", explicou.

Por fim, o Presidente reiterou que não há mudanças substanciais nas relações entre Cabo Verde e a NATO, afirmando que essas parcerias têm sido sempre "normais e naturais", baseadas num compromisso mútuo com a segurança e a cooperação internacional.

Recentemente, o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, disse que a “parceria personalizada” que se pretende com a NATO está orientada para a segurança marítima, visando reforçar a segurança da vasta zona económica exclusiva.

Para Ulisses Correia e Silva, face à localização geográfica do país, na encruzilhada do Brasil, África Ocidental, Europa e América, tornam-se necessárias estratégicas seguras para reforçar o combate ao tráfico de drogas e de pessoas e a pesca ilegal, de entre um conjunto de condições que nenhum país sozinho consegue fazer.

 

A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Semedo
2 days 4 hours

O sindicato grevista é extremista e quer resolver os assuntos à " "pancada" .o outro Sindicato é mais sensato Que culpa ...

Tera
4 days 10 hours

Leberdade e dereito de expresso Haha Haja consencia tudo isso e para benefícios proprio, Como saude e comprar casas na USA ...

mano
4 days 14 hours

Na uxem a propriedade privada para colar cartazes e escrever nas paredes...na faxas ixo

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos