quinta-feira, 11 setembro 2025

Câmara Baixa das Filipinas aprova a destituição da vice-Presidente Sara Duterte

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

"Por mais de um terço dos membros da Câmara dos Representantes, num total de 215 membros (...), a moção foi aprovada", declarou o presidente da Câmara Baixa filipina, Martín Romualdez, perante os deputados.

Com o apoio suficiente dos legisladores da Câmara, a moção será agora encaminhada para o Senado, que vai votar de forma definitiva a proposta de destituição de Sara Duterte, filha do polémico ex-Presidente Rodrigo Duterte.

A vice-Presidente e o seu pai estão em desacordo político com o atual Presidente filipino, Ferdinand Marcos Jr., e a sua equipa, incluindo a maioria dos legisladores da Câmara.

Sara Duterte, considerada uma possível candidata presidencial após o fim do mandato de Marcos Jr. em 2028, enfrenta pelo menos quatro moções de destituição de vários grupos políticos sobre uma série de questões.

Uma das moções pede a sua destituição devido a uma ameaça de morte que teria feito contra o Presidente Marcos no ano passado e outras estão ligadas a irregularidades na utilização dos fundos do seu gabinete e na sua alegada falha em enfrentar a agressão chinesa no disputado Mar do Sul da China.

A Semana com Lusa

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Semedo
2 days 7 hours

O sindicato grevista é extremista e quer resolver os assuntos à " "pancada" .o outro Sindicato é mais sensato Que culpa ...

Tera
4 days 12 hours

Leberdade e dereito de expresso Haha Haja consencia tudo isso e para benefícios proprio, Como saude e comprar casas na USA ...

mano
4 days 17 hours

Na uxem a propriedade privada para colar cartazes e escrever nas paredes...na faxas ixo

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos